Golpe que oferece voucher de cerveja Heineken faz mais de 55 mil vítimas.

Uma mensagem falsa que afirma oferecer um voucher de cerveja Heineken está circulando através do Whatsapp desde a quinta-feira, 16. O texto traz a mensagem “fique em casa” e um endereço para supostamente resgatar quatro unidades de barril Heineken com chopp grátis.


O golpe fez cerca de 55 mil vítima em menos de 4 horas, de acordo com levantamento feito pelo laboratório especializado em segurança digital Psafe. A mensagem segue o padrão de outros golpes que já circularam pelo WhatsApp, utilizando o nome outras marcas.


“A Heineken® afirma que é falsa a promoção que está circulando via WhatsApp nos últimos dias. A recomendação da marca é não abrir o link em questão”, informou a empresa de cerveja ao site TechTudo.
O link malicioso imita o site da Heiniken e apresenta perguntas para distrair a vítima, como preferência de cerveja e idade. Ao final do questionário, é exibida uma mensagem de que a pessoa ganhou os quatro barris de cerveja, e a página suspeita aconselha a vítima a compartilhar a promoção com dez contatos do WhatsApp.


O objetivo é coletar dados pessoais e bancários das vítimas e lucrar ao direcionar as pessoas a páginas com publicidade em excesso.