O que é SHOUTcast?

SHOUTCast é um sistema multiplataforma de transmissão de áudio via Internet (audio streaming), criado pela Nullsoft. Utiliza os formatos MP3 ou AAC para codificação de áudio e o protocolo HTTP (ou multicast) para transmissção. Os softwares cliente e servidor estão disponí­veis paraWindows, FreeBSD, GNU/Linux, Mac OS X e Solaris.

Programas compatí­veis com o SHOUTcast possibilitam ao usuário criar sua própria estação de rádio online, podendo utilizar programas populares como WinAmpXMMS e iTunes.

Streaming é a tecnologia que permite o envio de informação multimí­dia através de pacotes, utilizando redes de computadores, sobretudo a Internet. Quando a ligação de rede é banda larga, a velocidade de transmissão da informação é elevada, dando a sensação de que o áudio e o ví­deo são transmitidos em tempo real.

Faz uso da tecnologia Multicast IP para a transmissão dos dados a partir de um único ponto para vários outros pontos de recepção (um para N).

Atualmente, rádios FM e AM e TV’s, bem como várias empresas que realizam eventos, utilizam esta tecnologia para interação digital com seus ouvintes e clientes.

A primeira transmissão digital via streaming utilizando a tecnologia SHOUTcast com base no MP3 comprimido à 128kbps (qualidade de CD), porém, como a Internet ainda não era capaz de suportar transmissões de elevada velocidade, o projeto foi engavetado.

Configurando Mozilla Thunderbird E-mail

Mozilla Thunderbird E-Mail é um dos melhores programas para enviar e receber e-mail direto no seu computador. Ele é totalmente gratuito e possui uma versão em Português. Aqui vamos iniciar ensinando você a copiar e instalar o Thunderbird no seu computador. 

1) Entre no site Download Thunderbird E-Mail  e clique na opção download gratis.

2) Terminada a transferência execute o arquivo
Você verá uma tela parecida com a tela abaixo. Clique no botão Avançar.
 
3) Selecione a opção “Eu aceito os termos da licença” e clique no botão Avançar.
 
4) Selecione a opção “Padrão” e clique no botão Avançar conforme mostra a tela abaixo.
 
5) Nesta tela abaixo não é necessário fazer nada além de clicar no botão Avançar.
 
6) Vai começar a instalação do programa. Uma tela parecida com a que temos logo abaixo será exibida e você deverá esperar.
 
7) Pronto. A instalação foi concluÃída. Uma tela semelhante a tela abaixo será exibida. Clique em Avançar.
 
8) Se você já utiliza o Outlook ou Outlook Express pode selecionar a opção abaixo para importar para o Thunderbird as contas de email, catalogo de endereço e outras informações que você já possui no outlook. Se preferir pode selecionar a opção “Não Importar nada” e desta forma você poderá configurar seu email. Se você está mudando de programa de email porque o outlook não anda funcionando corretamente é recomendável NÂO IMPORTAR nada do outlook. Clique em Avançar.
 
9) Vamos configurar sua conta de email no Thunderbird. O procedimento é bem simples. 

Inicie o Thunderbird:

Abra a janela clicando Ferramentas > Configurar contas.
 
10) Clique no botão Nova conta. conforme mostra a seta abaixo.
 
11) Selecione Conta de email. Clique em Avançar.
 
12) Preencha o seu nome e o seu e-mail. No nosso exemplo vamos colocar exemplo e o e-exemplo@seu-dominio.com.br. Clique em Avançar.
 
13) Selecione POP. No campo Receber mensagens por este servidor coloque mail.seu-dominio.com.br. Se houver o campo Enviar mensagens por este servidor SMTP, preencha com mail.seu-dominio.com.br. Clique em Avançar.

Obviamente que mail.seu-dominio.com.br é um exemplo. Coloque o nome do seu domínio com um “mail.” na frente.
 
14) No campo “Nome do usuário” coloque o mesmo endereço de email.
 
15) Em Nome da conta preencha um nome qualquer ou com o endereço do seu email. Clique em Avançar. 
 
16) Clique em Concluir.

17) Clique no botão OK.
 
 
18) Pronto, você configurou seu programa de email. Como ele está em português vai ser fácil entender como funciona. O botão RECEBER serve para receber suas mensagens. O botão “NOVA MSG” serve para escrever um novo e-mail. Clicando em “PASTAS LOCAIS” na parte esquerda da tela você vai abrir uma árvore de pastas conforme mostra a figura a abaixo. Na pasta “Entrada” ficará as novas mensagens que você receber. Na pasta “Saida” ficará as mensagens que você escreveu e que estão prontas para serem enviadas. Na pasta “Rascunho” você terá cópia das mensagens que você ainda não terminou de escrever. Na pasta “Enviadas” você tem copia de tudo que escreveu e enviou.
 
O que é servidor POP3 e SMTP?

Post Office Protocol (POP3) é um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico.
Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet.
Trata-se do protocolo de transferência e envio de mensagens eletrônicas por e-mail. 

Você precisa ter o nome do servidor para enviar e receber suas mensagens, 

» exemplo: mail.seudominio.com.br

Instalando e Configurando o SHOUTcast Server

Preste muita atenção e siga este passo-a-passo para criar sua rádio no WinAmp 
 
 1. Baixando os arquivos necessários
 
 Para que você crie a rádio você precisará da última versão do WinAmp e também de 2 pequenos arquivos, o servidor (SHOUTcast Server), e um plugin para o WinAmp, chamado de SHOUTcast DSP.
 
 » Download SHOUTcast Server para Windows, Mac OS X, Linux or FreeBSD.
 
 » Download SHOUTcast DSP Plug-In
 
 » Download WinAmp
 
 
 2. Instalando e configurando o SHOUTcast Server
 
 2.1 Instalando o SHOUTcast Server
 
 Execute o arquivo do servidor e instale-o selecionando apenas a versão Server (GUI Version) e DNAS Config Files and Read-me, deixando DESMARCADA a opção Server (Console Version), em uma pasta a sua escolha.
 
 2.2 Configurando o SHOUTcast Server
 
 Agora vá para a pasta onde instalou o SHOUTcast Server e abra o arquivo sc_serv.exe, você abrirá o servidor, clique em Edit Config e um arquivo de texto em bloco de notas será aberto.
 
 Utilizando a ferramenta de exploração CTRL + F, procure por MaxUser=32, este número corresponde ao máximo de usuários que sua rádio suportará, você pode editá-lo para quantas pessoas deseja, aconselhamos números de 5 a 10 usuários para conexões domésticas.(Exemplos: MaxUser=5 ou MaxUser=10)
 
 Novamente utilizando CTRL + F, procure por Password=changeme, aqui você escolherá a senha que utilizará para conectar o plugin ao servidor de sua rádio, utilizaremos de exemplo a senha baixaki, portanto Password=SUA SENHA .
 
 Para finalizar a instalação do servidor SALVE as alterações feitas neste bloco de notas, feche-o e clique em Kill Server para desligar o server.
 
 
 3. Instalando e Configurando o SHOUTcast DSP Plugin
 
 3.1 Instalando o SHOUTcast DSP Plugin
 

 O SHOUTcast DSP Plugin, que pode ser encontrado no item 1 deste pequeno tutorial, deve ser instalado com o WinAmp DESLIGADO, executeo arquivo e instale na pasta do WinAmp(o instalador reconhece automaticamente a pasta onde o WinAmp está instalado) e finalize a instalação.
 
 3.2 Configurando o SHOUTcast DSP Plugin
 
 Inicialize o WinAmp, aperte ALT + S (se este atalho não funcionar, clique com o segundo botão do mouse no player e vá para Options > Preferences). Agora olhe atentamente para o menu e procure por Plug-Ins em DSP/Effect, lá estará instalado o plugin Nullsoft SHOUTcastSource DSP, selecione ele e clique em Configure active plug-in.
 
 Na janela do SHOUTcast Source teremos 4 abas, clique em Output (Saída). Deixe marcado Output 1, em Connection > Address coloque localhost e a porta (port) 8000 .
 Agora lembre-se da senha (password) que você inseriu no servidor(no nosso exemplo: baixaki) e deixe selecionado Automatic Reconnection on Connection Failure .
 
 Em YellowPages você pode disponibilizar ao WinAmp de seus amigos a música e artista que está tocando em sua rádio deixando a opção Enable Titles Updates selecionada, em Description coloque o nome da sua rádio e em Genre(Gênero) escolha o gênero da mesma.
 
 A aba Encoder corresponde a qualidade de som que você emitirá aos seus ouvintes, aconselhamos utilizar o mí­nimo (24Kbps) para conseguir trabalhar com mais ouvintes sem causar buffers.
 
 Finalmente a aba Input (entrada) permite que você utilize o microfone durante a transmissção, aconselhamos que apenas operadores que já tenham obtido o êxito na criação da rádio via WinAmp utilizem essa opção, pois com o microfone funcionando o usuário precisa testar como utilizar o microfone e ao terminar de falar não comprometer o volume da música, logo para uma primeira vez é melhor deixar o Input Device como WinAmp(Recommended), onde o microfone está desligado.
 
 
 4. Fazendo sua rádio funcionar

 
 Agora abra o servidor novamente e o WinAmp(ative o plug-in, aparecendo a janela do SHOUTcast Source), em Output clique em Connect e se você fez todos passos corretamente sua rádio já estará no ar.(Atente para o relógio e o escrito Send bytes, se isto aparecer sua rádio está Online)
 
 Coloque algumas músicas na lista e veja seu endereço de IP (Você pode vê-lo através deste website Clique aqui). Com o endereço de IP tudo fica fácil, peça para que seus amigos abram o WinAmp, cliquem em ADD > ADD URL e coloquem:
 
 http://seunumerodeip:8000 (Não esqueça da porta, 8000)
 
 Exemplo: http://192.168.0.1:8000
 

O que é propagação de DNS?

Propagação de DNS é o perí­odo necessário entre a ativação do domínio hospedado na WebNames e a atualização dos endereços “www” em todos os provedores do mundo, ou seja, após a ativação e registo do domínio, a informação demora algum tempo a percorrer os servidores em todo o mundo.



Este processo é automático e o tempo de conclusão varia de provedor para provedor. 
Traduções de Amor – Interpretação de My Heart you go one. Celine Dion. “Meu coração seguirá em frente. Tema do filme “Titanic”