Enquanto em Juazeiro-BA entra no ar os sinais digitais da Rede SBT ( Aratu), Uauá continua “escrava” da Globo

Enquanto em Juazeiro-BA entra no ar os sinais digitais da Rede SBT ( Aratu), Uauá continua “escrava” da Globo.

Nos últimos dias o blog Geraldo José noticiou que dois novos canais de TV digital passariam  a funcionar em Juazeiro, região Norte do Estado. Há pouco mais de 1 h 43 min (125,5 km) via BR-235 distante de Uauá, o município circunvizinho receberia no dia (30) de outubro, a entrada do sinal digital da TV Aratu, filiada do SBT na Bahia.

A programação da emissora  estava acessível apenas no sinal analógico, que já foi desligado. A programação será acessada no canal 4.1. Além do SBT, já está no ar à emissora religiosa RCI – Rede de Comunicação Interativa, com a maior parte da sua programação ligada a Igreja Mundial, funcionando no canal 36.1.

Enquanto em Uauá, há muitos anos existia, mesmo no sinal analógico, o funcionamento do sinal da Rede SBT, que funcionava erroneamente no canal 13, por não ser este canal autorizado pela Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel), o mesmo parou de ser fornecido o sinal, era recebido via satélite por antena parabólica e retransmitido para o canal de TV Aberta. O canal em que o SBT é a emissora através da Geradora: TV ARATU S/A é autorizada a transmitir, canal 4, foi utilizado por um período em outrora pela TVE, que explorou a concessão da prefeitura por um tempo utilizando – o para levar a sua programação aos uauaenses.

Parados há anos, atualmente funciona em Uauá, apenas os canais analógico, 7.0, da TVSão Francisco,e 7.1, sinal digital da referida emissora. Em Uauá, a Anatel autoriza a utilização dos canais 7+ , TELEVISAO BAHIA S.A., Geradora: TELEVISAO NORTE BAIANO LTDA,   o Canal 4   ambas RTV e instaladas, além do canal 27  TELEVISAO BAHIA S.A. RTVD em fase de “aguardando cadastramento do pedido”.

Tentamos contato com a TV Aratú SBT que encaminhou a ligação ao setor de Egenharia, porém, os responsáveis por uma resposta mais eficaz sobre a emissora não estar  operando o sinal na região, não foram encontrados, estavam “em campo”.

Para FM o canal 203  consta nos sistemas da Anatel como canal Vago, mas, existe um pedido de licenciamento para uma Rádio que ainda no ano que vem pode ser aprovado e Uauá pode ter a sua segunda rádio na cidade, a emissora comercial que irá funcionar na frequência 88.5 MHz, emissora de classe “C”. .

O Canal 200 do serviço de RADCOM está em fase (P), licença provisória, a entidade detentora da referida Licença é ASSOCIAÇÃO DE RÁDIO COMUNITÁRIA LUZ DO SERTÃO, que desde a data de 09/02/2015 foi baixada pela Receita Federal por Omissão Costumas, ou seja: (à falta de declarações e demonstrativos contábeis à Receita Federal de forma repetida, por cinco ou mais períodos fiscais). Com isso, a emissora está inadimplente e não pode firmar convênio, tampouco emitir Alvará pela Prefeitura.

 

Uauá, precisa urgentemente dar aos seus munícipes mais oportunidade de acesso aos meios de comunicação e de vez entrar na era digital, receber novos investimentos e mecanismos que possam fortalecer o sertão com a comunicação.

 

 

Deixe uma resposta