Portal Uauá
Uauá site da cidade

Vereador Gugu requer do prefeito que retorne o funcionamento dos consultórios odontológicos do Município

- Anúncios-

O vereador Deusdeste Ferreira “Gugu” (PCdoB) apresentou em Sessão Ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (28), na Câmara de vereadores de Uauá, Requerimento solicitando do prefeito municipal – Marcos Henrique Lôbo Rosa, que retorne o funcionamento dos consultórios odontológicos do Município.

Confira:

Requerimento Nº 47/2021
O Vereador Deusdete Ferreira de Souza vem, nos termos da Lei Orgânica do Município e nos dispositivos afins do Regimento Interno desta Casa Legislativa, após a aprovação do plenário, requerer do senhor Prefeito Municipal – Marcos Henrique Lôbo Rosa, que retorne o funcionamento dos consultórios odontológicos do Município. Sendo que temos equipes de saúde bucal credenciadas na sede (PSF do Alto do Conselheiro e Vila dos Gomes) e no interior (PSF de Caldeirão do Almeida, Lagoa do Pires, São Paulo e Sitio do Tomás).

JUSTIFICATIVA:
A saúde bucal tem a sua importância reconhecida como componente da qualidade de vidas das pessoas, no entanto, uma parcela importante da população brasileira, aqui colocando a uauaense, não têm acesso às ações e aos serviços odontológicos. Em nosso município, as Clinicas Odontológicas particulares já tiveram o funcionamento autorizado, tendo em vista esta situação, se faz necessário que o serviço de atendimento pelo Sus também seja restabelecido o mais rápido possível. Desta forma, solicito, conforme este requerimento, o retorno do atendimento da população através dos consultórios odontológicos das Equipes de Saúde Bucal do Município na sede (PSF do Alto do Conselheiro e Vila dos Gomes) e no interior (PSF de Caldeirão do Almeida, Lagoa do Pires, São Paulo e Sitio do Tomás).


Vale destacar que, nos últimos anos, o Programa da Saúde Bucal no município de Uauá teve um grande avanço, sendo que em 2017, no início da Gestão do Ex Prefeito Lindomar Dantas, existiam apenas 03 (três) equipes de saúde bucal: uma no PSF do Alto do Conselheiro, uma no PSF de Lagoa do Pires e uma no PSF de São Paulo. Durante os anos de 2017 e 2018, tivemos ampliação de mais de 100% dos atendimentos, o que foi resultado pela implantação de mais três equipes, que foram instaladas no PSF de Vila dos Gomes, PSF de Caldeirão do Almeida e no PSF de Sitio do Tomas.


A Secretaria de Saúde do Município de Uauá, tinha já em seu planejamento a ampliação de mais 02 (duas) equipes de Saúde Bucal, que seriam instaladas 01 (uma) no PSF de Caratacá e 01 (uma) no PSF de Serra da Canabrava, porém, devido a pandemia que iniciou em 2020, essa ação foi suspensa devido ao cancelamento das adesões pelo Ministério da Saúde.


Durante a Pandemia da COVID-19, os profissionais das equipes de saúde bucal foram disponibilizados para prestar seus serviços no apoio das ações do combate ao coronavírus. Porém, em meados de 2020, quando houve um período de estabilização da pandemia, tivemos o retorno das atividades das equipes de saúde bucal, que passaram pelo processo de reorganização conforme o protocolo, onde foram disponibilizados todos os EPI’s, treinamento sobre higienização para combate ao Sars-COV 2, além de aquisição e disponibilização de bombas de infusão para os consultórios odontológicos. Após tudo isso, os atendimentos foram reiniciados, realizando extrações e limpezas.
Conforme relatório do Inventário de Saúde Bucal e dos Consultórios Odontológicos das unidades, compartilhado pelo Conselho Municipal de Saúde, deixado pela gestão anterior, todos os PSF’S ficaram em pleno funcionamento e com todos os seus equipamentos em bom estado.

Ascom / vereador Gugu

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais

Privacidade& Política de Cookies