Portal Uauá
Uauá site da cidade

Terceiro Setor em tempos de pandemia: live vai debater os maiores desafios das entidades sociais

Brasília – DF 31/8/2020 –

Os desafios do Terceiro Setor na pandemia é o tema da próxima live do projeto PTexto Apresenta, dia 2 de setembro, às 18h. Para assistir ao vivo é só acessar o canal da Agência no YouTube. Participarão especialistas no tema do Instituto Sabin, do Instituto Bancorbrás e do Centro Universitário IESB. Após a live a gravação ficará disponível no mesmo canal.

A pandemia do novo coronavírus trouxe à tona a importância do cuidado com o outro. E, se por um lado, a preocupação com os mais próximos aumentou, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) – antes conhecidas por Organizações não Governamentais (ONGs) – têm sofrido grande impacto com o isolamento social.

“Os desafios do Terceiro Setor na pandemia” é o tema da próxima live do projeto PTexto Apresenta, dia 2 de setembro, às 18h. Para assistir ao vivo é só acessar o canal da Agência no YouTube. Participarão especialistas no tema do Instituto Sabin, do Instituto Bancorbrás e do Centro Universitário IESB. Após a live a gravação ficará disponível no mesmo canal.

De acordo com o estudo “Impacto da covid-19 nas OCS brasileiras: da resposta imediata à resiliência”, o Terceiro Setor vai ser afetado direta e indiretamente pela pandemia, a curto, médio e longo prazo. Entre as 1.760 organizações respondentes da pesquisa, 73% afirmaram que foram enfraquecidas no atual cenário, principalmente, aquelas que trabalham com cultura e recreação. Este trabalho foi apresentado por um conjunto de organizações, que pretende auxiliar lideranças do segmento a compreender os impactos negativos que a pandemia ocasionou às entidades sociais.

Apesar de a grande maioria (87%) ter sido impactada pela chegada da nova doença ao Brasil e suas consequências, essas organizações protagonizam um grande movimento para atender e apoiar diretamente as populações afetadas pela covid-19: 50% estão distribuindo alimentos e/ou produtos de higiene para públicos que já eram atendidos; 44% adaptaram suas atividades para o modo on-line; 37% estão desenvolvendo ações de prevenção e conscientização sobre o coronavírus, entre outras ações que envolvem apoio financeiro ou de materiais para o sistema de saúde público (3%).

A live “Os desafios do Terceiro Setor na pandemia”, vai abordar aspectos econômicos, sociais e culturais do Terceiro Setor, além das perspectivas pós-pandemia. Inovação social como forma de solução eficiente também será outro aspecto debatido pelos convidados.
Conheça os participantes:

Fábio Deboni – Gerente Executivo do Instituto Sabin

Engenheiro Agrônomo e mestre em recursos florestais pela USP. É gerente-executivo do Instituto Sabin desde fevereiro de 2011 e membro do Conselho do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas). Tem participado ativamente do engajamento de institutos e fundações no campo de negócios de impacto. É entusiasta do tema ‘inovação social’, escritor de diversos artigos e lançou seu terceiro livro em 2019 – Impacto na Encruzilhada – disponível gratuitamente em seu blog: https://fabiodeboni.com.br.

Fernanda Scalzavara – Coordenadora do curso de graduação em Serviço Social do IESB

Assistente social e mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutoranda em Política Social pela Universidade de Brasília, professora e coordenadora do curso de graduação em Serviço Social e supervisora de projetos de extensão do Centro Universitário IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília). Tem experiência em formulação, gestão, execução e avaliação de projetos e políticas sociais em diversas áreas.

Roberta Abreu – Coordenadora do Instituto Bancorbrás

Assistente Social e coordenadora do Instituto Bancorbrás. Especialista em Coaching e Liderança e Gestão Social pela Unieuro e Bacharel em Serviço Social pela PUC-RIO. Mais de 16 anos de experiência em Responsabilidade Social Empresarial – RSE; Investimento Social Privado; Gerenciamento de Projetos Sociais; Voluntariado e Terceiro Setor. Atualmente, está à frente do Instituto Bancorbrás na área de Responsabilidade Social Corporativa.

Website: http://www.youtube.com.br/profissionaisdotexto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais

Privacidade& Política de Cookies