SHOW  “SOUL DA CAATINGA” , em homenagem ao Dia Nacional da Caatinga que é celebrado em 28 de Abril.

SHOW  “SOUL DA CAATINGA” , em homenagem ao Dia Nacional da Caatinga que é celebrado em 28 de Abril.


É com muita alegria que convido para assistir o show "SOUL DA CAATINGA”, em homenagem ao Dia Navional da Caatinga que é celebrado em 28 de Abril.

SHOW  “SOUL DA CAATINGA”  

 A caatinga chega à São Paulo na voz e na música de Nininho Tomás, com o show “SOUL DA CAATINGA”, Domingo dia 28 de Abril de 2024, a partir das 14 horas no Arena Show, na Av. Nove de Julho, 1100 - Bela Vista, São Paulo (Próximo ao Terminal Bandeira). Neste segundo evento “SOUL DA CAATINGA”, Nininho receberá alguns convidados especiais para participar do show, como o renomado Gereba, Kachoeira da Seresta, Big Dantas, Rone Clécio, Israel Orfeu e o poeta Vavá do Bexiga.

As composições de Nininho revelam imagens, fauna e flora da caatinga nordestina que são retratados em suas músicas, como se fosse um verdadeiro filme com tanta riqueza de detalhes. Nininho nasceu e se criou no alto sertão baiano. Sua alma é catingueira. Nininho Tomás é um dos maiores divulgadores e defensores deste bioma resiliente. Já foi dito muitas vezes que Nininho Tomás está para a caatinga assim como Almir Sater está para o Pantanal. É conhecido em seu meio por Embaixador da Caatinga!   

O Dia Nacional da Caatinga celebrado em 28 de Abril, foi oficializada através do Decreto Federal de 20 de agosto de 2003. O dia 28 de abril foi escolhido em homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrinho (1908 – 1989), um dos pioneiros nos estudos ambientais no Brasil. Além de homenagear o bioma, a data marca um ponto importante, que é conscientizar a sociedade sobre a importância da Caatinga para o equilíbrio ambiental, como também a importância do uso sustentável aliado à conservação para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde o bioma se apresenta. 

Seu patrimônio biológico não é encontrado em nenhuma outra região do mundo. A caatinga abrange os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Maranhão e também a faixa norte de Minas Gerais. Faz limite com outros três biomas do país, a Amazônia, a Mata Atlântica e o Cerrado. Todos os biomas que ocorrem no Brasil estendem suas fronteiras para além do limite do país, com exceção da Caatinga, que é a região que se encontra exclusivamente no nordeste brasileiro.  

Sobre Nininho Tomás:
Nininho Tomás, cantor e compositor baiano nascido no povoado Sítio do Tomás, Uauá-BA. Seu 5º cd contou com a participação especial do grande Luiz Caldas, e tem como parceiros musicais: Gereba e João Bá.  É um dos criadores dos encontros: Uauá São Paulo; Euclides da Cunha SP; Encontro dos Povoados de Uauá em São Paulo; Primeira Festa do Bode em São Paulo; São João de Uauá em São Paulo; Encontro do Povo do Sul em São Paulo e a Festa do Umbu (Uauá-BA), hoje conhecida como Festival Regional do Umbú”, em Uauá-BA. 

Participações: Primeira Virada Cultural de São Paulo; novela da Rede Record “Metamorphoses”,  do filme “São Paulo de Uauá”, da TV Cultura e do filme Carrosel da Imaginação de Mário de Almeida sobre o grande e saudoso poeta, ator, músico e contador de histórias João Bá; Show em homenagem aos 60 anos da música “Asa Branca”, ao lado de grandes ícones da música brasileira; Tributo ao rei do baião, na “Celebração da Cultura Nordestina"; Show no mega evento “Super Cap de Ouro – O Oscar Brasileiro”, do Grupo Jornalístico Ronaldo Cortes, Participou do Forró Espalha Brasa e Forró da Garoa nas Estações de Trem da CPTM, ambos patrocinados pela Prefeitura Municipal de São Paulo. Foi imortalizado no livro “Sertão Musa”, do pesquisador e professor baiano Telito Rodrigues, dentre grandes nomes da música popular brasileira como: Rolando Boldrin, Tonico e Tinoco, Luiz Gonzaga, Xangaí, Patativa do Assaré e muitos outros. Nininho também teve sua biografia escrita em forma de cordel pelo respeitado poeta e cordelista Carlos Silva. 


Foi entrevistado por diversas vezes no Programa “Forró Nativa”, da Rádio Nativa FM da Rede Bandeirantes. Também foi entrevistado na Rádio Capital AM, no Programa “Caju e Castanha”; Rádio Trianon AM, no Programa “Brasil Tá na Moda”; Rádio Piquaraça FM, no Programa “Cantigas do Rei”; TV Rede Vida, no Programa “Viver e Conviver” e na TV Canal Rural, no Programa “Bom Dia Campo”. 

Rede Social: https://youtube.com/@Nininho49500