Portal Uauá
Uauá site da cidade

Que calor é esse? Interior da Bahia já registra 40ºC e moradores dizem: ‘É surreal’; Jeremoabo é a mais quente

- Anúncios-

Que calor é esse? Interior da Bahia já registra 40ºC e moradores dizem: ‘É surreal’; Jeremoabo é a mais quente

Dias mais longos do que as noites, tempo seco e céu sem nuvens: essas são as características perfeitas para se atingir as altas temperaturas registradas nos últimos dias, no interior baiano. Nesse domingo, Ribeira do Amparo e Cipó, localizadas no nordeste do estado, chegaram a atingir 40ºC, segundo o portal internacional de meteorologia The Weather Channel. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) monitora a região.

Em Euclides da Cunha, a temperatura máxima foi de 38,1ºC. Já em Jeremoabo, ainda localizada no nordeste da Bahia, o calor foi de 39,4ºC. Essa foi a cidade mais quente do estado nesse domingo, segundo o Inmet.  “Tem uma semana que esse calor todo começou. Todo ano é assim. Chega em outubro, a temperatura sobe e, com o passar do tempo, só piora”, disse o estudante Luís Henrique, 24, que vive em Cipó.

Lá, o pico de calor é registrado no período da tarde, por volta das 14h. “Eu mesmo não consigo raciocinar de tarde com tanto calor. Só saio para a rua se for algo urgente”, disse. O relato de Luís é confirmado por Claudia Valéria, meteorologista do Inmet. Mas ela não destaca nada anormal: “Esse calor é algo normal desse período e acontece mais na região oeste e nordeste da Bahia, que possui tempo seco e céu sem nuvens. As temperaturas que estamos registrando não estão acima da normalidade”.

Na semana passada, na região oeste, atingida por incêndios florestais, os termômetros chegaram a 40ºC. Esse final de semana foi de chuva, o que reduziu o calor. “Nesse início de semana, ainda pode ter alguma pancada de chuva por lá e, ao longo dos dias, as temperaturas voltarão a subir”, alertou Claudia. Ainda segundo a meteorologista, esse calor registrado no estado só vai passar quando se iniciar um período de chuvas.

“Deve ser só no final desse mês ou início do próximo. O que vivemos agora é normalmente o período mais quente da Bahia”, concluiu. Além de Jeremoabo e Euclides da Cunha, nesse domingo, altas temperaturas foram registradas pelo Inmet nas cidades de Itaberaba (38,9ºC) e Uauá (37,1ºC), no nordeste baiano. Essas quatro cidades foram as mais quentes nesse final de semana, segundo o Inmet. (Correio da Bahia)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais

Privacidade& Política de Cookies