Portal Uauá
Uauá site da cidade

Primeiro jornal editado e impresso no Brasil

GAZETA DO RIO DE JANEIRO

Primeiro jornal editado e impresso no Brasil

O dia 10 de setembro marca o início da imprensa no país com a fundação do primeiro jornal editado e impresso no Brasil – Gazeta do Rio de Janeiro – que circulou até dezembro de 1821. Sua importância se revela não só por inaugurar a imprensa nesta parte do império português, mas por se constituir em um veículo de interlocução entre os leitores do Reino e da América Portuguesa.

A história da Impressão Régia e do primeiro jornal oficial é analisada por Juliana Gesuelli Meirelles em seu livro Imprensa e poder na Corte joanina: a Gazeta do Rio de Janeiro (1808-1821), vencedora do concurso de monografia Prêmio Dom João VI de Pesquisa, realizado pelo Arquivo Nacional em 2007, com a participação da Universidade de Coimbra e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, integrantes do Grupo Tordesilhas e da Comissão Luso-Brasileira para a Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental (COLUSO). O concurso constituiu-se numa iniciativa de entidades luso-brasileiras que visava potencializar e disseminar fontes documentais custodiadas por instituições de pesquisa e arquivos brasileiros e portugueses sobre o período da administração joanina no Brasil.

No livro, a autora faz uma análise no âmbito da história da leitura e da circulação de ideias através da palavra letrada e traz uma interpretação da cultura política da época, a qual altera, consideravelmente, a imagem predominante do nascimento da imprensa no Brasil.

Resumo: Este artigo discorre sobre as principais características da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal institucional a circular no Brasil, ressaltando tanto suas características estruturais quanto sua importância na sociedade joanina para o enraizamento da circulação da palavra impressa e da leitura no universo público entre os anos de 1808 a 1821. Com isso pretende mostrar a importância capital desse periódico como marco da história da imprensa brasileira, evidenciando que tanto os valores da grande imprensa contemporânea quanto a profissão do jornalista já estavam sendo gestadas no raiar do século XIX. Palavras-Chave: imprensa; Gazeta do Rio de Janeiro; produção e circulação das notícias no período joanino.

Escrito por Mirian Lopes Cardia | Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018, 10h13 | Última atualização em Quinta, 01 de Março de 2018, 10h09

Por: Maria Elizabeth Brêa Monteiro – Coordenação de Pesquisa, Educação e Difusão do Acervo-COPED

Publicado pela ASCOM-Assessoria de Comunicação Social

Visite nossas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/ArquivoBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/arquivonacionalbrasil
Pinterest – https://br.pinterest.com/arquivonacional
Instagram – https://www.instagram.com/arquivonacionalbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/c/ArquivoNacionalBrasil
MixCloud – https://www.mixcloud.com/ArquivoNacionalBrasil/Flickr – https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/

Para consultar o acervo do Arquivo Nacional, acesse: 
http://www.arquivonacional.gov.br/consulta-ao-acervo/sian-sistema-de-informacoes.html

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais

Privacidade& Política de Cookies