Hits: 0

A Véspera de Ano-novo, também chamada de réveillon [reveiõ], virada de ano, ou passagem de ano refere-se ao dia 31 de dezembro, precedente ao Dia de Ano-Novo nos países que seguem o calendário gregoriano. 

Terça-feira, 31 de dezembro de 2019.

Véspera de Ano-novo, também chamada de réveillon [reveiõ] (termo da língua francesa que significa “reanimar”, “despertar”),[1][2] virada de ano,[3] ou passagem de ano[4] refere-se ao dia 31 de dezembro, precedente ao Dia de Ano-Novo nos países que seguem o calendário gregoriano.

Na cultura ocidental, faz-se uma ceia no dia da véspera para se aguardar o ano que chega e, à meia-noite da passagem de 31 de dezembro para 1 de janeiro, faz-se uma queima de fogos de artifício.

Segundo o folclore português, esta celebração está ligada a uma lenda popular que deu o nome de Noite de São Silvestre a esta noite.

Kiritimati (ou ilha Christmas), pertencente a Kiribati, e os países Samoa e Tonga são os primeiros a comemorarem a chegada do ano novo devido ao fuso horário de 14 horas à frente da hora universal, enquanto que Samoa Americana é considerado o último local habitado a despedir-se do ano anterior, pois encontra-se onze horas atrasado em relação à hora universal.[5][6]

Etimologia

Na França do século XVII, o termo réveillon designava festas da nobreza que duravam a noite toda.[7] Essa palavra tem origem no termo réveiller, ou seja, “acordar”, “deixar de dormir”, que por sua vez vem do verbo latino velare, “fazer vigília”, de vigilare, “velar, cuidar, não dormir”.[8] Na cultura francesa atual, réveillon é o nome da festa noturna no dia antes do Natal e no dia antes do ano-novo. Nesse país, o termo é usado mais comumente no Natal, mas também é usado no ano-novo como Réveillon de la Saint-Sylvestre, pois o dia 31 de dezembro é o dia de São Silvestre. No Brasil e em Portugal, o termo se popularizou para se referir à festa de ano-novo.

Celebração ao redor do mundo

A passagem do ano-novo é, hoje, celebrada por todo o mundo. Normalmente, envolve queima de fogos de artifício em festas públicas, reuniões familiares ou com amigos, jantares ou ceias festivas e diferentes tipos de promessassimpatias e costumes, como: comer grãos, sementes de romã, verdura, carne de porco, peixe, macarrão ou uva;[9] usar lingerie de uma determinada cor;[10] beber vinho espumante[11] ou sidra[12] etc.

Uauá

Comemorações em praça pública, eventos promovidos por comerciantes e população se reúnem com familiares em suas residencias em ocasiões peculiares.

Adailton Santana
Author: Adailton Santana

Adailton Santana é Radialista profissional, com o Registro RPR número 8204/BA. Exerce a profissão há mais de 15 anos e é proprietário do Portal Uauá. Site que, há 09 anos, leva para o mundo, notícias e informações locais e regionais, tornando-se o site de maior referencia e o mais acessado na cidade de Uauá e região.