Hits: 1

Publicado por Adailton Santana em 17 de Novembro, 2018

A comunidade de Testa Branca a cerca de 18 km da sede é conhecida por suas histórias e contos um tanto quanto inusitados. De acordo com antepassados, o nome da localidade seu deu por conta de um episódio um tanto quanto difícil de acreditar que não passe apenas de uma lenda.

Segundo historia, uma certa feita dois lavradores estariam no pé da serra que tem a forma semelhante a testa de um pessoa, e apostaram uma banda de rapadura, um deles, aceitando o desafio, chegaria no topo da serra íngreme, subindo pela parte da frente onde sua estrutura a maior parte é revestida apenas de lage.

Feito isso, ao chegar no meio da serra, já sem forças, o homem, dali não seguia a escalada tampouco poderia voltar. Naquela fatalidade, o mesmo teria caído da serra vindo a óbito. Aquele que sobreviveu teria sido o apostador que o aguardaria no topo da serra, óbvio já tendo subido por um acesso seguro. Por isso, o lugar teria ficado conhecido por Testa Branca, após este fato.

Fake ou verdade, a comunidade se sobressai a todos os obstáculos e se supera até hoje com a resistência do sertanejo que ali habita. Bravo, forte e lutador , o Testa Branquense hoje tem mais do que história pra contar, tem resultados comprovados de suas habilidades e conquistas para aquela localidade.

Hoje, Testa Branca que já dispõe de uma pequena fabrica de laticínios e outros empreendimentos, recentemente, através da integração interinstitucional do projeto Pro – Semiárido, conquistou a fábrica de conservas e produção de chás que entrou em fase de treinamento dos profissionais, no último sábado (17), suas produções irão servir a agricultura familiar da região.

Breve haverá sua inauguração oficial, com presença do governo do estado.

Adailton Santana
Author: Adailton Santana

Adailton Santana é Radialista profissional, com o Registro RPR número 8204/BA. Exerce a profissão há mais de 15 anos e é proprietário do Portal Uauá. Site que, há 09 anos, leva para o mundo, notícias e informações locais e regionais, tornando-se o site de maior referencia e o mais acessado na cidade de Uauá e região.