Guerra de Canudos é destaque em Escola de Samba de SP.

O Sertão nordestino de Canudos ganhou destaque numa das mais tradicionais Escolas de Samba de São Paulo, Nenê de Vila Matilde, que trouxe ao samba-enredo para o carnaval 2020 o tema “Da revolta dos búzios a atualidade. Nenê canta a igualdade”. O destaque da apresentação em seu desfile no Sambódromo do Anhembi foi a ala que abordava o tema “Revolta de Canudos”, no qual o diretor de teatro José Celso Martinez Correa desfila como Antônio Conselheiro.

O Desfile, transmitido ao vivo pela Rede Globo, trouxe ao espectadores ao vivo o tema relacionado a Guerra de Canudos sendo um dos principais conflitos que marcam o período entre a queda da monarquia e a instalação do regime republicano no Brasil, iniciado em 1896 e concluída no ano de 1897, sendo assim descrita pelo escritor Euclides da Cunha.

“Concluídas as pesquisas nos arredores, e recolhidas as armas e munições de guerra, os jagunços reuniram os cadáveres que jaziam esparsos em vários pontos. Decapitaram-nos. Queimaram os corpos. Alinharam depois, nas duas bordas da estrada, as cabeças, regularmente espaçadas, fronteando-se, faces volvidas para o caminho. Por cima, nos arbustos marginais mais altos, dependuraram os restos de fardas, calças e dólmãs multicores, selins, cinturões, quepes de listras rubras, capotes, mantas, cantis e mochilas […]”

Abaixo, vídeo do desfile do “Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Nenê de Vila Matilde”: