Campo Formoso está seguindo na verdadeira transformação! A partir de agora, a população vai contar com a prestação do serviço da Ronda Maria da Penha atuando em conjunto com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Assim, além da fiscalização e proteção das vítimas de violência doméstica, as vítimas serão assistidas com apoio jurídico, sociológico e psicológico por meio do CREAS). A ronda contará com uma viatura específica com cinco profissionais da 54º Cia de Polícia Militar.
O evento oficial de implantação aconteceu na tarde da quinta-feira (19), na sede do CREAS, com a presença da prefeita, secretários, vereadores, policiais da 54º CIA de Polícia Militar, colaboradores da prefeitura, usuários do CREAS, além da presença da Banda de Música Maestro Vanderlei do 3º Batalhão de Polícia Militar de Juazeiro. Na ocasião, além dos pronunciamentos oficias e descerramento da placa, o público ainda conferiu uma apresentação especial do Projeto Sementes do Amanhã que abordou a violência contra a mulher.
IMPORTANTE: a mulher que sofra qualquer tipo de violência, deve fazer a denúncia através do 190 e/ou no telefone 3645-1190; procurar delegacia, CREAS ou Ministério Público para solicitar a medida protetiva de urgência.
A Ronda Maria da Penha (RMP) prevê cooperação mútua entre os órgãos envolvidos para promover:
– a capacitação de policiais militares que executarão a ronda, além da qualificação dos serviços de atendimento, apoio e orientação nas ocorrências policiais envolvendo mulheres vítimas de violência doméstica, para prevenir e reprimir atos de violações de dignidade do gênero feminino no enfrentamento à violência doméstica e familiar;
– garantir o cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência;
– a dissuasão e repressão ao descumprimento de ordem judicial; o encaminhamento das vítimas à Rede de Atendimento à Mulher vítima de violência doméstica no âmbito municipal para o acolhimento e acompanhamento psicossocial.

Ascom Campo Formoso