Portal Uauá
Uauá site da cidade

Mudanças legais permitem que municípios promovam campanhas de comunicação sobre a COVID-19 para eleições mais seguras

São Paulo – SP 6/10/2020 – Campanhas de utilidade pública relacionadas à pandemia ocasionada pela COVID-19 estão liberadas durante o período eleitoral

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) incentiva os municípios a continuar realizando campanhas de comunicação de saúde pública sobre a COVID-19 durante as eleições, a fim de promover um período eleitoral mais seguro. As campanhas de comunicação que estimulem os cidadãos a votar com segurança usando máscaras, lavando sempre as mãos e mantendo o distanciamento, sempre que possível, ajudarão a prevenir a transmissão da COVID-19.

“As alterações recentes realizadas pela Emenda Constitucional n. 107/2020 permitiu expressamente a realização de publicidade institucional de atos e campanhas dos órgãos públicos municipais e de suas respectivas entidades da administração indireta destinados ao enfrentamento à pandemia da COVID-19 e à orientação da população quanto a serviços públicos e a outros temas afetados pela pandemia. A publicidade deve ser meramente informativa e seguir o princípio da impessoalidade”, afirma a advogada Gabriela Rollemberg, secretária-geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep).

Neste ano, as campanhas de utilidade pública, desde que estejam relacionadas à pandemia ocasionada pela COVID-19, foram liberadas pela legislação durante o período eleitoral, o que permite que os municípios continuem disponibilizando informações seguras para a população e ajudar a frear a disseminação do vírus. A liberação vale tanto para os candidatos como para todos os gestores municipais.

A plataforma Cidades Contra COVID-19 foi lançada em agosto pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com apoio da organização global de saúde Vital Strategies, por meio da iniciativa Resolve to Save Lives. O site reúne materiais de comunicação baseado em evidências para apoiar municípios no desenvolvimento de uma conversa clara e didática sobre a COVID-19 com a população, reforçando as principais medidas de saúde pública e sociais recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A cartilha “Comunicação dos municípios em tempos de COVID-19: o que é permitido no período eleitoral” é mais um recurso elaborado e disponível na plataforma para orientar prefeitos e agentes públicos no combate ao coronavírus. Durante o webinar promovido pela FNP em parceria com a Vital Strategies sobre o tema, as organizações debateram a respeito das vedações impostas pela legislação e o que é permitido em ano eleitoral.

O secretário executivo da FNP, Gilberto Perre, ressalta a importância da comunicação sobre a COVID-19 durante a campanha eleitoral: “A pandemia não acabou e é importante manter a comunicação sobre como manter-se seguro do vírus da COVID-19, inclusive durante o período eleitoral. Os municípios devem seguir informando a população sobre as principais medidas para combater o avanço do vírus, reforçando a prática dos 3 M’s: máscara no rosto, mãos higienizadas e manter o distanciamento físico”.

Frente Nacional de Prefeitos
Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Suprapartidária, tem como foco de atuação os 406 municípios com mais de 80 mil habitantes. Esse recorte abrange 100% das capitais, 61% dos habitantes e 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Vital Strategies
A Vital Strategies é uma organização global de saúde que acredita que todas as pessoas devem ser protegidas por um forte sistema de saúde pública. Trabalha com governos e a sociedade civil em 73 países, incluindo o Brasil, para projetar e implementar estratégias baseadas em evidências que abordam seus problemas de saúde pública mais prementes. O objetivo é ver os governos adotarem intervenções promissoras em escala o mais rápido possível. Para saber mais, visite www.vitalstrategies.org.

Mais informações:
Imagem Corporativa
Lucila Theodoro | +55 11 97423.1990 | [email protected]

Website: http://www.cidadescontracovid19.org.br/arquivos/arquivo_pdf/cartilha_divulgacao_institucional_em_periodo_de_eleitoral.pdf

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais

Privacidade& Política de Cookies