Portal Uauá
Uauá site da cidade

Live: grandes organizações vão debater novidades no Relacionamento com Comunidades

Brasília – DF 14/8/2020 –

A live “Relacionamento com comunidades: o impacto na reputação das empresas” será o 6o encontro promovido pelo projeto PTexto Apresenta e, mais uma vez, contará com a participação de especialistas de grandes organizações.

Os resultados do inédito indicador para mensurar, com critérios objetivos e quantitativos, o nível de relacionamento das organizações com comunidades será um dos temas de destaque da live “Relacionamento com comunidades: o impacto na reputação das empresas”, que vai debater, em 19 de agosto, às 18h, as novidades e a evolução do relacionamento das organizações com as comunidades. Outros temas também prometem mobilizar a audiência, como o empenho de empresas e instituições em realizar ações de responsabilidade social, inclusive presenciais, em plena pandemia e a preponderância da opinião pública na tomada de decisões em grandes projetos.

A live vai ainda avaliar a evolução do setor mineral no relacionamento com comunidades, tarefa que ocupa lugar privilegiado no planejamento estratégico de muitos outros setores produtivos, a exemplo da geração e transmissão de energia, da indústria química, petrolífera, entre outros.

No caso da indústria da mineração, o trabalho das companhias de grande porte influencia diretamente a rotina dos habitantes do entorno das minas e impacta a estrutura de municípios e regiões próximas. Assim, o relacionamento com comunidades é considerado um processo estratégico para o desenvolvimento da mineração responsável no Brasil e no mundo.

A live “Relacionamento com comunidades: o impacto na reputação das empresas” será o 6o encontro promovido pelo projeto PTexto Apresenta e, mais uma vez, contará com a participação de especialistas de grandes organizações:

– Alexandre Mello, Diretor de Relações com Associados e Municípios do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, que reúne mineradoras responsáveis por mais de 85% da produção nacional de minérios;

– Ana Cunha, Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social, na Kinross Brasil Mineração, uma das principais mineradoras do país, de origem canadense, especializada na produção de ouro;

– Ana Lúcia Santiago, Coordenadora da VoconiQ na América Latina, empresa que desenvolveu o programa Local Voices e o primeiro indexador de classe mundial para medir o desempenho social das mineradoras, extensivo a outros setores produtivos que se relacionam com comunidades;

– A organização é da Profissionais do Texto – www.profissionaisdotexto.com.br e será mediada pela jornalista Carolina Castro, da equipe da agência de comunicação. A transmissão será às 18h do dia 19/08 pelo canal Youtube www.youtube.com/user/profissionaisdotexto.

Saiba mais sobre os participantes

Alexandre Mello – Diretor de Relações com Associados e Municípios do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM

Formado em Engenharia Civil pela UFMG, Mestre em ‘Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável’ pela De Montfort University / Inglaterra. É Coordenador do comitê de Mudança do Clima do Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental – CB-38 da ABNT (Normas ISO para Mudança do Clima); Consultor de Mudança do Clima pela United Nations Industrial Development Organization – UNIDO em assuntos relacionados às normas ISO para gestão de Energia e Mudança do Clima; e Delegado brasileiro em reuniões internacionais: ISO, COP e ONU. Foi Superintendente de Sustentabilidade, Comunicação e Assuntos Corporativos do Grupo Vallourec (divisão Brasil – Siderurgia, Mineração e Florestal), 2008 a 2017; Presidente da Associação Mineira de Silvicultura – AMS (2016 a 2018); Presidente da Eurocâmara de Comércio de Minas Gerais (2015 a 2017); e Presidente da Câmara de Comércio França Brasil de Minas Gerais (2014 a 2016).

Ana Cunha – Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social, na Kinross Brasil Mineração

Formada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo, atua há 21 anos nas áreas de Comunicação Corporativa, Desenvolvimento Social e Relacionamento com Stakeholders no Setor Mineral.
Nos últimos 7 anos, tem se dedicado ao desenvolvimento e gestão de Programas de Comunicação, Relacionamento com Comunidades e Governo da mineradora de origem canadense de ouro, com operação em Paracatu, noroeste de MG. É pós-graduada em Comunicação Internacional pela Syracuse University e especializada em Gestão Responsável para a Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, tendo se desenvolvido ainda em Liderança, pela FIA/USP, e em Sustentabilidade, pela Sorbonne University.

Ana Lúcia Santiago – Coordenadora da VoconiQ na América Latina

Possui quinze anos de experiência em relacionamento com comunidades, resposta humanitária a emergências e experiência em desenvolvimento comunitário. Graduada em Direito, advogada, mestre em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e Responsabilidade Social nas Empresas (RSE), doutora em Economia e Sociedade pela Universidade de Alicante, Espanha, e pós-doutora em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FEI de São Paulo. Concentra suas pesquisas no desenvolvimento de estratégias para obter e manter uma licença social para operar no setor de mineração e métodos para o envolvimento efetivo da comunidade. Foi funcionária do Instituto Votorantim e consultora em diversas empresas: InterCement, Scania, Sebrae, Sescoop, Fundação Dom Cabral, Vale, CBA e Nexa. Atualmente, coordena o Programa Local Voices na América Latina da empresa de pesquisa australiana VoconiQ – CSIRO com projetos também no Equador, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, além do Brasil.

Website: http://www.profissionaisdotexto.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais

Privacidade& Política de Cookies