Portal Uauá
Uauá site da cidade

IESS debate a Atenção Primária à Saúde em tempos de pandemia

26/8/2020 – Este cenário atual está testando a resiliência dos sistemas de saúde. É preciso adotar medidas urgentes para antecipar problemas, planejar e coordenar respostas

Transmissão ao vivo será nesta quinta-feira (27), a partir das 16h

A pandemia de Covid-19 tem gerado uma sobrecarga nos sistemas de saúde em todo o mundo e avançado para o interior do Brasil e em cidades com menor disponibilidade de leitos de alta complexidade. O que reforça a importância de monitoramento e vigilância epidemiológicos para a redução da mortalidade no País. É nesse contexto que a Atenção Primária em Saúde (APS) ganha ainda mais relevância no cenário brasileiro, tema do próximo webinar do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), que acontece ao vivo nesta quinta-feira (27), a partir das 16h no YouTube e nas redes sociais da instituição.

“Completando um século de existência, esse conceito tem como foco prevenção, orientação, acompanhamento contínuo do paciente, diagnóstico precoce e cuidados coordenados”, aponta José Cechin, superintendente executivo do IESS. “Especialmente nesse período de pandemia, é uma estratégia eficaz para o controle da doença, não somente no sistema público, mas também na rede privada e dentro das empresas”, reforça o especialista.

Com mediação de José Cechin, superintendente executivo do IESS, o encontro conta com a participação de Thais Jorge, Diretora de Serviços ao Segurado e Gestão Médica da Bradesco Saúde e da Mediservice; Erno Harzheim, professor de Medicina de Família da Faculdade de Medicina da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia FAMED-UFRGS; e Vanessa Assalim, Diretora Médica no Grupo NotreDame Intermédica.

Para Cechin, a pandemia instaurou a maior crise sanitária e humanitária do século e é fundamental que o setor se una em torno de uma agenda de mudanças no modelo assistencial com maior promoção à saúde, prevenção de doenças e coordenação do cuidado. “Este cenário atual está testando a resiliência dos sistemas de saúde e demandando respostas rápidas, eficazes e inovadoras de todos os envolvidos. É preciso, portanto, adotar medidas urgentes para antecipar problemas, planejar e coordenar respostas. E isso exige mudança de comportamento dos profissionais, na visão dos gestores, formação dos recursos humanos e políticas do setor”, comenta. “Nosso debate busca fomentar a mudança e a criação de ferramentas para ampliar a assistência ao paciente”, conclui.

A série de encontros busca tratar de diferentes temas importantes para o desenvolvimento do setor de saúde suplementar nacional com transmissão ao vivo no canal do YouTube e nas redes sociais do IESS.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site da entidade (https://iess.org.br/eventos) ou acompanhar pelo canal (https://www.youtube.com/iessbr).

SERVIÇO
Webinar IESS – “Protagonismo da Atenção Primária à Saúde – Um novo olhar sobre os cuidados integrados em tempos de pandemia”
Data: 27/08 (quinta-feira)
Horário: 16h
Inscrição e transmissão no https://www.iess.org.br/eventos

Website: https://www.iess.org.br/eventos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais

Privacidade& Política de Cookies