Portal Uauá
Uauá site da cidade

Festa Literária de Uauá vai ter mesa especial sobre Jorge Portugal

- Anúncios-

Festa Literária de Uauá vai ter mesa especial sobre Jorge Portugal

A segunda edição da Festa Literária de Uauá, que começa na próxima quinta-feira, 21, vai contar, em quatro dias, com uma programação de mesas literárias, programação infantil e musical e exibição com nomes locais e nacionais. O evento vai ser transmitido pelo YouTube, a partir das 19h.

Nos dias do evento, a Fliu Virtual vai abordar temas ligados ao processo literário durante a pandemia e como esse processo pode ser transformador na formação da sociedade. A programação terá debates sobre temas fundamentais para o desenvolvimento humano e contará com nomes da literatura, música, teatro e política, como Xico Sá, Marcelino Freire, Bráulio Bessa, Elisa Lucinda, Capinam e Roberto Mendes. A edição fará uma homenagem ao professor Jorge Portugal, que faleceu em 2020. A curadoria da FLIU Virtual é de Maviael Melo, poeta, cantador, cordelista e cidadão Uauaense desde 2017.

Na quinta feira, dia 21, a programação começa às 19h, com exibições de vídeos da FLIU 2019 e a primeira Mesa tem como tema “Jorge Portugal do Brasil”, com a presença de Capinam e Roberto Mendes. A noite também terá shows musicais de Roberto Mendes e Raimundo Sodré, ambos parceiros musicais do homenageado que, farão apresentações autorais com músicas imortalizadas na parceira, a exemplo Da Massa, de Raimundo Sodré e Jorge Portugal.

Na sexta-feira, 22, a programação começa às 9h30, com a apresentação da Cultura Local com Nilton Freitas. Às 10h, a FLIU tem uma programação Infantil com a “Galeota do São Francisco”. O dia também conta, às 14h30, com a palestra de Bráulio Bessa, que tem como tema “Poesia com Rapadura” e às 16h, Ésio Rafael media a mesa “Tempo, Espaço e a Literatura OnLine”, que terá a presença de Xico Sá e Marcelino Freire. A última mesa da noite, às 19h40, é sobre “Lugar de Fala – Mulheres, Palavras e Pandemia”, com Elisa Lucinda e Luna Vitrolira. A noite termina com um show de Aiace.

O sábado, 23, começa às 10h, com a mesa EDU Cordel – Encontro de Educação e Cordel, com Antonio Barreto, Auritha Tabajara e Elton Magalhães, com mediação de Maviael Melo. O dia também contará com vídeos da cidade de Uauá e imagens da edição presencial da FLIU, realizada em 2019 e apresentação Cultural Local, com Bianca Cordeiro. Às 14h30, terá início a mesa Política e Literaturas com Elika Takimoto e Cida Pedrosa. O dia contará com vídeos com depoimentos de moradores de Uauá e apresentação de Celo Costa. Às 19h30, a mesa batizada de “Versos e Vozes Femininas”, terá a presenta de Isabelly Moreira, Erika Pók e Clarissa Macedo, com mediação de Mariana Guimarães. Para finalizar a noite, shows do grupo pernambucano Em Canto e Poesia e do Poeta Cantador Flávio Leandro.

A despedida da FLIU Virtual, no domingo 24, vai ser destinada ao lançamento de Livros com um bate papo com Emmanuel Mirdad e Maviael Melo, falando dos livros Oroboró Baobá e O Espelho dos Girassóis, além da apresentação da Editora CLAE sobre a produção literária do Vale do São Francisco, com o poeta, editor e produtor juazeirense João Gilberto e, para fechar a edição, um show de Xangai e João Omar. Durante todos os dias, a FLIU também conta com apresentações de vídeos, interação com moradores da cidade e contação de histórias para crianças. “Uma programação variada, para atingirmos todos os públicos durante todo o dia, com acesso gratuito e interação, através de chat, de autores e participantes. O nordestino é um forte e a gente tem que continuar disseminando a nossa cultura”, finaliza Lorena.

Da Redação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais

Privacidade& Política de Cookies