Portal Uauá
Uauá site da cidade

Da Bahia para o mundo: cooperativa do sertão baiano exporta para Europa

Da Bahia para o mundo: cooperativa do sertão baiano exporta para Europa

Aquele sabor marcante dos doces de maracujá e banana do sertão da Bahia agora vai chegar aos paladares alemães.

Aquele sabor marcante dos doces de maracujá e banana do sertão da Bahia agora vai chegar aos paladares alemães. É uma notícia para ser muito comemorada, principalmente por se tratar de uma cooperativa, da Agricultura Familiar, e formada em sua maioria por mulheres. O primeiro embarque para a Europa dos produtos aconteceu depois que a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) aderiu ao projeto Agro.BR, do Sistema CNA/FAEB/Apex.  

Com escritório na Bahia, o projeto apoia a cooperativas, produtores e empresas rurais no acesso a mercados internacionais, dando visibilidade aos seus produtos, permitindo a aproximação comercial com potenciais clientes no exterior, através de ações de promoção comercial. A Bahia foi o primeiro estado do Brasil que realizou exportação através do Agro.BR. 

A Coopercuc aderiu ao projeto Agro.BR em maio deste ano, quando foi realizada a estratégia de exportação por meio de capacitações e suporte no planejamento para exportação. “No dia 30 de julho, a cooperativa concretizou o primeiro embarque para a Alemanha, e agora e já estamos em processo de negociação com compradores dos Estados Unidos, Polônia e Espanha”, comemora Dailson Santos, gerente comercial da Coopercuc. 

A cooperativa iniciou suas atividades em 2004, possui 271 cooperados, e produz doces, geleias, compotas e cerveja de frutos da caatinga com certificação orgânica. 

Representando o projeto Agro.BR na Bahia, o consultor Roberto Vianna, ressaltou que a tendência é expandir cada vez mais essas possibilidades no mercado internacional. “A Coopercuc fez o dever de casa, participou de todas as etapas do processo, adequou embalagem para a exportação, adotou as medidas necessárias e conseguiu viabilizar a exportação. É um grande exemplo de como exportar é possível, e estamos aqui mostrando isso”, comentou.  

Participe do grupos no WhatsApp
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais

Privacidade& Política de Cookies