Portal Uauá
Uauá site da cidade

Coronavírus: casa de repouso garante ambiente seguro para idosos com ações estratégicas

Curitiba – PR 27/8/2020 – “Muitos dos idosos estariam sozinhos – em isolamento – caso não estivessem com a gente aqui na Solary.

O cuidado com as pessoas acima de 60 anos tem sido redobrado durante a pandemia do novo Coronavírus em todo o mundo.

Quase metade das mortes causadas pelo novo coronavírus na Europa foi registrada em asilos, segundo informações recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde). O cuidado com as pessoas acima de 60 anos tem sido redobrado durante a pandemia do novo Coronavírus em todo o mundo. No Brasil os asilos e casas de repouso recebem fiscalização constante da Vigilância Sanitária e órgãos municipais e estaduais.

Em meio a tantas notícias negativas no que se refere a saúde dos idosos,  neste momento de pandemia, uma casa de repouso em Curitiba chama atenção pelo nível de segurança implementado para garantir a saúde dos seus hóspedes: não foi constatado nenhum caso de contaminação por COVID-19 desde o início da pandemia.

Medidas eficazes –  Para garantir um ambiente 100% livre de COVID-19 a diretoria da Solary desenvolveu um plano de ação. Foram construídos alojamentos para as enfermeiras e cuidadoras que ficaram no local em horário integral, desde o início da quarentena. Atualmente é disponibilizado um transporte particular para a equipe, que passou por treinamento e utiliza diariamente Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As visitas dos familiares  passaram a ser feitas online ou, presencialmente em casos pontuais,  com o distanciamento e contato apenas visual na entrada da instituição. Além disso, os novos hóspedes passam por período de isolamento de 14 dias para depois serem inseridos no convívio com os demais. A verificação dos sinais vitais dos idosos é realizada três vezes ao dia.

A limpeza dos ambientes e superfícies foi intensificada e a equipe promove a higienização de todos os objetos e alimentos que entram na instituição.

Uma das fundadoras da Solary , Roberta Morais, explica que  o plano de ação foi fundamental para garantir a segurança dos  hóspedes e a tranquilidade dos familiares.

“Muitos dos idosos estariam sozinhos – em isolamento – caso não estivessem com a gente aqui na Solary. Sabemos que estar em grupo, realizando atividades físicas, motoras e sociais – em um convívio seguro – só traz benefícios, mas precisávamos de medidas eficazes”, conta Roberta Moraes.

 Cuidado  – Ela explica que uma das estratégias fundamentais foi montar um grupo de colaboradoras que permanecem em período de quarentena, sem risco para a equipe de atuação. “Nosso público é mais vulnerável, mas aqui está protegido. Nosso ritmo de cuidado e atenção com as idosas é fortalecido com a esperança de que este momento difícil vai passar”, pontua Roberta Morais, uma das fundadoras do projeto.

A Instituição de Longa Permanência oferece toda a estrutura necessária para atender necessidades específicas, somando ambiente seguro e equipe multidisciplinar.

DADOS – A taxa de letalidade da covid-19 aumenta conforme a idade. Um estudo do Imperial College, em Londres, de março, relatou que 4% dos infectados na faixa dos 60 anos morreram. Na faixa seguinte, dos 70 anos, o índice salta para 8,6%. Acima dos 80, o índice de letalidade é de 13,4%.

Website: http://www.solaryville.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais

Privacidade& Política de Cookies