Portal Uauá
Uauá site da cidade

Computação em nuvem abre espaço para novas profissões

São Paulo, SP 24/9/2020 – 80% das empresas terão migrado para nuvem até 2025. Esta tendência aponta para um crescimento significativo da demanda por profissionais especializados na áreaA computação em nuvem está sendo cada vez mais adotada pelas empresas. O crescimento desta tecnologia abriu portas para o surgimento de novas profissões como o arquiteto cloud.

A ideia de armazenamento de dados ou informações se alterou com o passar dos anos. Se antes era necessário revelar uma foto e guardá-la em um álbum, hoje o tempo necessário para ter uma fotografia eternizada mudou drasticamente. Graças ao recurso de nuvem, assim que uma foto é tirada ela já pode ser armazenada, seja no Dropbox ou no Google Drive, por exemplo.

Usar esses aplicativos significa guardar seus dados em um lugar fornecido por essas empresas. Mas o conceito de nuvem vai além do armazenamento: ela torna possível acessar a informação de forma on-line, por meio de link externo ou servidor remoto, processamento, banco de dados, software, aplicações em geral etc. Esta é a tecnologia que conhecemos como Computação em Nuvem ou Cloud Computing.

Resumindo, a Computação em Nuvem permite que uma empresa possa oferecer poder computacional em forma de um serviço a ser contratado. Neste caso, ela fica responsável por distribuir, otimizar, armazenar, atualizar e garantir a estabilidade e a segurança dos dados e servidores de seus clientes. É uma alternativa mais econômica, pois os usuários não precisam se preocupar em adquirir, manter e atualizar computadores e dispositivos de armazenamento de dados, já que há uma empresa contratada para cuidar disso através da nuvem.

Segundo dados da consultoria Gartner, 80% das empresas terão migrado para a nuvem até 2025. Esta tendência aponta para um crescimento significativo da demanda por profissionais especializados na área. Conhecido como Arquiteto de Nuvem ou Arquiteto Cloud, este profissional planeja, avalia, gerencia e implanta a infraestrutura de sistemas de uma empresa na nuvem e pode trabalhar tanto dentro das organizações quanto em consultorias especializadas.

Na plataforma GeekHunter, que reúne profissionais de tecnologia, houve um aumento de 50% na procura por arquitetos de nuvem somente em 2019. Por ser uma nova área, a forma mais comum de um profissional começar a trabalhar com Cloud era através de uma graduação na área de T.I somada a um curso de especialização em Cloud Computing.

A partir de 2021, porém, aquele que pretende ingressar nesta nova área conta com um curso de graduação específico: o curso de tecnologia em Computação na Nuvem (Cloud) – Engineering, Architecture & Machine Learning, um dos pioneiros do país, com duração de dois anos.

O coordenador acadêmico, Rafael Santos, afirma que o curso não é apenas para novos profissionais na área de TI: ” Quem trabalha na área de Redes de Computadores, Infraestrutura, Desenvolvimento e quem já atua com tecnologia pode ter uma nova perspectiva de carreira com este curso de Computação na Nuvem, que vem para solidificar e ampliar seus conhecimentos em uma área que só tende a crescer nos próximos anos”.

Este curso de graduação da FIAP terá sua primeira turma em 2021. O vestibular já está com as inscrições abertas e ocorre em 17 de outubro, presencialmente ou on-line.

Website: http://www.fiap.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais

Privacidade& Política de Cookies