Portal Uauá
Uauá site da cidade

Câmara aprova MP das Vacinas com inclusão de pessoas com deficiência no grupo prioritário

A Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira (18) a Medida Provisória 1003/20, que autoriza a adesão ao consórcio Covax Facility, de acesso a vacinas para a covid-19, com a inclusão das pessoas com deficiência no grupo prioritário. A emenda que garantiu o ingresso das pessoas com deficiência foi apresentada pelo deputado federal João Roma (Republicanos) após pedido da Associação de Amigos dos Autistas (AMA), por meio do vice-presidente da entidade, Leonardo Martinez.

“Esta foi uma grande vitória não apenas para as pessoas com deficiência, mas para toda a rede de amigos e familiares que vão ganhar muito com essa inclusão deles no grupo prioritário para ter acesso à vacina. Muito mais do que uma questão de saúde, é também uma questão de humanidade. Além dos riscos de contaminação, as pessoas com deficiência também têm maiores chances de terem mais complicações por conta da doença”, afirmou Roma.

O texto aprovado determina que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concederá autorização temporária de uso emergencial para importação, distribuição e uso de qualquer vacina contra o novo coronavírus.
A MP autoriza o Brasil a aderir à aliança global, que reúne mais de 150 países, entre aqueles que já aderiram formalmente ou confirmaram o interesse. Na América do Sul, já participam Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai.

Além das pessoas com deficiência, estão previstos como prioridade na vacinação contra o coronavírus os profissionais de saúde e de segurança pública, além de idosos, indígenas, pessoas com comorbidades, professores, forças de segurança e salvamento, quilombolas, dentre outros.

João Roma

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais

Privacidade& Política de Cookies