Portal Uauá
Uauá site da cidade

Arie Halpern: megaconferência de games aponta tendências em meio à pandemia

13/8/2020 – À medida em que os jogadores ficam mais especializados e os prêmios em dinheiro para os campeões aumentam, os e-sports conquistam mais fãs.

China Joy, realizada em Xangai, aposta em visitas virtuais e nos e-sports como linhas de ação para os próximos anos.

Como tudo que acontece na China, já se espera pela enxurrada de números que demonstram gigantismo. Não é diferente com o China Joy, a maior conferência de videogames da Ásia, realizada em Xangai. Em tempos normais, o evento recebe até 380 mil habitantes, população equivalente à do município paulista de Piracicaba, por exemplo. Com a pandemia e a dificuldade de acesso aos visitantes externos, “apenas” 150 mil pessoas compareceram ao evento este ano, ou seja, algo como duas vezes a capacidade do Maracanã lotado.

As tendências da conferência, organizada pela Howell International Trade Fair, são indicadores importantes para o mercado de games, que movimenta quase US$ 160 bilhões por ano no mundo. Este ano, dois fatores foram preponderantes, um deles, claro, ligado à contingência da pandemia do coronavírus e teve relação com a própria organização do evento, que conseguiu realizar uma série de atividades online.  A empresa chinesa de jogos Cocos criou plataformas para permitir que os fãs visitem pavilhões virtuais de diferentes desenvolvedores de jogos, pudessem assistir a transmissões ao vivo e participar de conferências. Mesmo quando tiver a notícia de que os riscos de contágio pela covid-19 estão atenuados, a perspectiva dos especialistas é que cada vez mais as exposições invistam em plataformas como essas e possam assim expandir os seus negócios para além dos visitantes fisicamente presentes.

Outra tendência notada na feira foi um salto de interesse nos e-sports, os jogos competitivos e profissionais em mídias virtuais. Uma das maiores desenvolvedoras da China presente na exposição, a Bilibili, viu seus negócios crescerem durante a pandemia, tendo chegado a 44 bilhões de visualizações anualizadas. À medida em que os jogadores ficam mais especializados e os prêmios em dinheiro para os campeões aumentam, os e-sports conquistam mais fãs.

As feiras e eventos de uma maneira ou de outra estão tendo de se adaptar às novas condições sanitárias, mas o seu protagonismo nos negócios de inúmeros setores está garantido. É  por meio desses encontros que desenvolvedores e usuários conhecem as tendências, trocam informações, ficam por dentro das novas tecnologias. Diante do novo normal da pandemia, China Joy acabou por demonstrar que a realização de eventos online veio para ficar.

Com informações: BBC Tech; NewZoo; Howell International Trade Fair; Cocos; China Joy. Bilibili.

Website: http://www.ariehalpern.com.br/megaconferencia-de-games-aponta-tendencias-em-meio-a-pandemia/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais

Privacidade& Política de Cookies