Portal Uauá
Uauá site da cidade

Despacho Sobre Águas: mudanças na legislação agilizam processo de importação

- Anúncios-

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro 6/5/2021 – Em 2020, ocorreram mudanças na legislação, com o objetivo de intensificar o uso deste modal, dando mais flexibilização e agilidade ao processoDespacho Sobre Águas (DSA) é uma modalidade dentro do processo de importação que permite desembaraçar a carga antes mesmo da chegada do navio no território de destino. Mudanças na legislação com alterações sobre a movimentação e entrega das cargas aumentou o uso da modalidade, dando mais flexibilidade e agilidade ao processo de importação.

Uma das formas de ganhar tempo, ter agilidade e economia nas importações é utilizar o chamado Despacho Sobre Águas (DSA). Uma modalidade dentro do processo de importação que permite desembaraçar a carga antes mesmo da chegada do navio em território brasileiro. Segundo o Operador Econômico Autorizado (AEO, sigla em inglês), em outubro de 2020, das 228 empresas certificadas que possuem direito ao benefício, 123 desembaraçaram mercadorias por meio do DSA. A representatividade das declarações deste tipo de importação desde novembro de 2011 foi de 15,92%.

Porém, como já foi dito, essa modalidade só é permitida para importadores credenciados como Operadores Econômicos Autorizados na modalidade Conformidade Nível 2 (OEA C-2) ou OEA-Pleno, que permite o registro de Declarações de Importação (DI) de mercadorias transportadas por modal aquaviário. Além do credenciamento, também é necessário preencher alguns requisitos, particularidades e exigências específicas.

“Em 2020, aconteceram mudanças na legislação com alterações sobre a movimentação e entrega das cargas submetidas ao DSA. O objetivo foi intensificar o uso da modalidade, dando mais flexibilidade e agilidade ao processo”, esclarece Christine Ruschel, diretora da Ruckhaber, empresa especializada em organização aduaneira.

E os resultados foram positivos. Segundo a AEO (sigla em inglês), em um ano, 16,49% das declarações de importação, pelo modal marítimo, foram realizadas por meio desse tipo de despacho, contabilizando 112 empresas. Em outubro de 2020, o benefício foi utilizado por 87 importadores, que desembaraçaram 25,35% de suas declarações de importação pelo DSA.

As mudanças nas normativas e legislações costumam ser frequentes, por isso a necessidade de buscar orientação com empresas sérias e especializadas no ramo. “Essa é uma ação que exige transparência e agilidade no atendimento, pois cada empresa possui características próprias e o atendimento personalizado tende a gerar soluções precisas para que os negócios sejam impulsionados”, afirma Rodrigo Ruckhaber, diretor da Ruckhaber organização aduaneira.

Website: http://ruckhabercomex.com/contato/contato

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais

Privacidade& Política de Cookies