Portal Uauá é o site e guia de empresas da cidade. Notícias e muito mais

Alex da Piatã se reúne com as prefeitas de Nordestina e Monte Santo e o prefeito de Quijingue tendo à Covid-19 como pauta principal

0 537

A principal queixa foi a demora da chegada da UTI para transferir pacientes para outras unidades de saúde referência no tratamento da Covid-19

O deputado estadual Alex da Piatã (PSD) o mais votado no território do sisal nas eleições de 2018 é também o mais procurado para solucionar os problemas existentes nos municípios da referida região.

Nesta segunda-feira, 29, ele cumpriu agenda em três, dos 20 municípios que compõem o território, ou seja, Nordestina, Monte Santo e Quijingue, todos fazem limite entre sí.

Alex em Nordestina

A primeira reunião aconteceu pela manhã em Nordestina onde foi recebido pela prefeita Eliete Andrade (PSD), secretária de Saúde Ravena Dantas, ex-prefeito Wilson Matos (Ito), vereadores da base governista, secretários e demais autoridades.

O assunto principal da reunião foi relacionado a questão da regulação e transferência de pacientes com Covid-19.

No destaque: Alex da Piatã, Ito, Eliete e Ravena

O deputado ouviu das lideranças locais que estão enfrentando muita dificuldade pela quantidade reduzida de leito na cidade e quando precisa transferir se esbarra na regulação e quando acontece a demora fica por conta da UTI móvel. Foi citado a situação de uma mulher de 49 anos, que tem plano de saúde e não tinha encontrado vaga em hospital conveniado e inciaram uma luta no sentido de tentar internamento pelo SUS, também sem sucesso. Felizmente na parte da tarde conseguiram a transferência da paciente com a opção dos SUS ou do plano de saúde, e a opção foi por um hospital particular em Feira de Santana.https://e245021f2349b0cfa72ad12576ae9b4f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Secretaria de Saúde Ravena Dantas

A secretária de Saúde do Município, Ravena Dantas disse ao CN que na medida do possível a Prefeitura tem procurado melhorar toda estrutura que lhe compete, foi montado um centro de Covid-19 separado do hospital, contratou mais um médico, saiu de três para nove leitos quando construiu mais seis, aumentando em 200%, “então todo o suporte intra hospitalar dentro da capacidade do município está sendo ofertado aos pacientes”, garante a secretária.

Desde o começo da pandemia Nordestina já registrou 555 casos positivos da Covid-19, destes, 508 estão recuperados, 18 óbitos. Tem 39 casos de vírus ativos sendo que 7 deles se encontram internados.

Monte Santo 

Deputado recebido pela prefeita Silvânia em seu gabinete

O deputado foi informado pela prefeita Silvânia Matos (PSB) do Decreto em vigor que impede a subida na Serra da Santa Cruz, tradição de mais de 200 anos, pelo segundo ano consecutivo por conta da pandemia a quinta e sexta-feira santa não receberá moradores e romeiros de diversas cidades da Bahia e de outros estados.https://e245021f2349b0cfa72ad12576ae9b4f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A Prefeita disse que lamenta muito tomar a decisão, mas foi em comum acordo com o padre da cidade e também para obedecer o decreto do Governo do Estado para evitar aglomeração de pessoas neste momento critico da pandemia. Para isto vai colocar agentes da Guarda Municipal no inicio da escadaria para impedir a subida da serra.

Silvânia revelou que não está fácil governar, mas encontrará força

Ao falar da situação da Covid no município a gestora lamentou a dificuldade que está tendo para receber a UTI móvel, citou um caso recente de um jovem de 37 anos que estava em estado grave, a prefeitura alugou uma UTI móvel particular, mas quando chegou ele tinha morrido.

Portanto, assim como em Nordestina, o deputado foi informado que o município sofre com a regulação e quando ocorre a liberação encontra dificuldade no transporte do paciente para outra unidade de referência.

A prefeitura revelou também que pegou um município com uma situação muito mais complicada do que imaginou ao tomar posse em primeiro de janeiro, porém garante que está com toda disposição para organizar o município com uma imensa dimensão territorial, lembrou do povoado Praça que fica a 75 km de distância da sede.https://e245021f2349b0cfa72ad12576ae9b4f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Disse que débitos da gestão passada continuam chegando e que uma nota paga recentemente foi justamente para um fornecedor de oxigênio e se viu obrigada a pagar para evitar o corte desse item tão importante nesta pandemia.

Ex-prefeito Jorge Andrade recebeu a primeira dose da vacina

Jorge Andrade recebe a primeira dose da vacina aplicada pela filha Itácia

O ex-prefeito do município Jorge Andrade recebeu a primeira dose de vacina Coronavac nesta segunda-feira, e quem aplicou foi a enfermeira, vice-prefeita e filha Itácia Andrade. A imunização aconteceu na Escola Ayrton Oliveira de Freitas.

A vacinação está ocorrendo além da escola citada, em todas as unidades básicas de saúde do município, no total 18 unidades.

“Os montessantensses estão apresentando uma excelente aceitação para a vacina e os profissionais estão realizando a vacinação de acordo com as normas instituídas pelo Ministério da Saúde e a OMS”, disse Itacia.

Desde o começo da pandemia Monte Santo já registrou 742 casos, com 678 recuperados e 24 óbitos. Quarenta casos ativos, dois internados no município.

Quijingue

O deputado Alex da Piatã chegou em Quijingue no fim da tarde onde se reuniu com o prefeito Nininho Góis e o assunto não foi diferente do que ouviu das duas prefeitas anteriores. O prefeito pediu empenho ao deputado, mesmo sabendo da realidade que passam todos os municípios não só da Bahia como também do Brasil.

Alex ouviu os problemas de Quijingue passados pelo prefeito Nininho Góis

O deputado Alex da Piatã ao avaliar as visitas e as principais demandas, disse que já conversou com o governador Rui Costa, e com o secretário de Saúde, Fábio Villas-Boas sobre a questão do transporte de pacientes e que vai reforçar. “Nós temos compromisso com o povo e vamos continuar buscando melhoria principalmente na área de saúde e tenho certeza que mesmo com toda dificuldade conseguiremos junto ao Governo uma logística melhor no transporte de pacientes”, afirmou Alex, ele que desde quando ingressou na vida pública teve a saúde como principal linha de ação. Primeiro como secretário de Saúde em Coité paralelo a função de vice prefeito entre 2013 e 2014. Depois como presidente da comissão da saúde na  Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

Quijingue já registrou desde o começo da pandemia de acordo com o último boletim do dia 26, 293 casos, 276 estão recuperados, 11 morreram e seis estão com vírus ativos.

Fonte: Callila Notícias

Deixe uma resposta