Brasília – DF 31/8/2020 –

Os desafios do Terceiro Setor na pandemia é o tema da próxima live do projeto PTexto Apresenta, dia 2 de setembro, às 18h. Para assistir ao vivo é só acessar o canal da Agência no YouTube. Participarão especialistas no tema do Instituto Sabin, do Instituto Bancorbrás e do Centro Universitário IESB. Após a live a gravação ficará disponível no mesmo canal.

A pandemia do novo coronavírus trouxe à tona a importância do cuidado com o outro. E, se por um lado, a preocupação com os mais próximos aumentou, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) – antes conhecidas por Organizações não Governamentais (ONGs) – têm sofrido grande impacto com o isolamento social.

“Os desafios do Terceiro Setor na pandemia” é o tema da próxima live do projeto PTexto Apresenta, dia 2 de setembro, às 18h. Para assistir ao vivo é só acessar o canal da Agência no YouTube. Participarão especialistas no tema do Instituto Sabin, do Instituto Bancorbrás e do Centro Universitário IESB. Após a live a gravação ficará disponível no mesmo canal.

De acordo com o estudo “Impacto da covid-19 nas OCS brasileiras: da resposta imediata à resiliência”, o Terceiro Setor vai ser afetado direta e indiretamente pela pandemia, a curto, médio e longo prazo. Entre as 1.760 organizações respondentes da pesquisa, 73% afirmaram que foram enfraquecidas no atual cenário, principalmente, aquelas que trabalham com cultura e recreação. Este trabalho foi apresentado por um conjunto de organizações, que pretende auxiliar lideranças do segmento a compreender os impactos negativos que a pandemia ocasionou às entidades sociais.

Apesar de a grande maioria (87%) ter sido impactada pela chegada da nova doença ao Brasil e suas consequências, essas organizações protagonizam um grande movimento para atender e apoiar diretamente as populações afetadas pela covid-19: 50% estão distribuindo alimentos e/ou produtos de higiene para públicos que já eram atendidos; 44% adaptaram suas atividades para o modo on-line; 37% estão desenvolvendo ações de prevenção e conscientização sobre o coronavírus, entre outras ações que envolvem apoio financeiro ou de materiais para o sistema de saúde público (3%).

A live “Os desafios do Terceiro Setor na pandemia”, vai abordar aspectos econômicos, sociais e culturais do Terceiro Setor, além das perspectivas pós-pandemia. Inovação social como forma de solução eficiente também será outro aspecto debatido pelos convidados.
Conheça os participantes:

Fábio Deboni – Gerente Executivo do Instituto Sabin

Engenheiro Agrônomo e mestre em recursos florestais pela USP. É gerente-executivo do Instituto Sabin desde fevereiro de 2011 e membro do Conselho do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas). Tem participado ativamente do engajamento de institutos e fundações no campo de negócios de impacto. É entusiasta do tema ‘inovação social’, escritor de diversos artigos e lançou seu terceiro livro em 2019 – Impacto na Encruzilhada – disponível gratuitamente em seu blog: https://fabiodeboni.com.br.

Fernanda Scalzavara – Coordenadora do curso de graduação em Serviço Social do IESB

Assistente social e mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutoranda em Política Social pela Universidade de Brasília, professora e coordenadora do curso de graduação em Serviço Social e supervisora de projetos de extensão do Centro Universitário IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília). Tem experiência em formulação, gestão, execução e avaliação de projetos e políticas sociais em diversas áreas.

Roberta Abreu – Coordenadora do Instituto Bancorbrás

Assistente Social e coordenadora do Instituto Bancorbrás. Especialista em Coaching e Liderança e Gestão Social pela Unieuro e Bacharel em Serviço Social pela PUC-RIO. Mais de 16 anos de experiência em Responsabilidade Social Empresarial – RSE; Investimento Social Privado; Gerenciamento de Projetos Sociais; Voluntariado e Terceiro Setor. Atualmente, está à frente do Instituto Bancorbrás na área de Responsabilidade Social Corporativa.

Website: http://www.youtube.com.br/profissionaisdotexto