Uauá completa 94 anos de Emancipação

A cidade de Uauá, na região Norte do estado, completa hoje, 09/07, 94 anos de Emancipação Política. A  cidade comemora o seu Aniversário neste dia 9 de julho por conta da sua Fundação no  século XVIII e a sua Emancipação no dia 9 de julho de 1926 (94 anos).
 
Uauá que (de acordo com Antenor Nascentes, palavra de origem tupi, significa “vaga-lume”) é um município economicamente sustentado e movido pela economia de subsistência, caracterizado pelo manejo da caprinovinocultura, conhecido nacionalmente como “Capital do Bode” o título é uma referência a exposição de caprinos e ovinos que acontece anualmente e pela fama de ter a carne de bode mais saborosa da região, o bode representa 1/3 do PIB do município cerca de R$ 37 milhões, Segundo pesquisa do Bioma Caatinga. em 2010. Nos últimos tempos o município vem implementando através do IRPAA – (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada) e a Coopercuc – (Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá), um programa de convivência com o semi- árido que já mudou a vida de muitas famílias através do beneficiamento das frutas do sertão a exemplo do Umbú.
 
O Gentílico uauaense tem  atualmente como Prefeito(a) da cidade é Lindomar de Abreu Dantas (PC do B) eleito para governar o município de (2017 – 2020).

Na manhã de hoje (09) a missa solene, acontece, ao vivo pela rádio local e pelo Facebook, por conta da Pandemia de coronavirus, as comemorações que teriam aglomeração e festa, foram suspensas.

Força, povo uauaense! Passamos pela etapa da guerra de Canudos, venceremos essa guerra contra esse inimigo invisível, e, ano que vem poderemos nos regozijar e nos abraçar.

Feliz aniversário, Uauá! Pirilampos – Vagalume, Capital do bode.

Da Redação: Uauá Notícias | uaua.com.br