Prefeitura de Canudos estabelece medidas de prevenção contra Coronavírus e H1N1.

A Prefeitura de Canudos determinou, através de decreto, várias medidas de prevenção à pandemia do Coronavírus (COVID-19), com o objetivo de evitar a disseminação da doença no município. Por meio de decreto, as recomendações foram publicadas no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (19).

As medidas foram tomadas considerando que, mesmo o município não tendo nenhum caso de Coronavírus, cabe a administração pública adotar medidas temporárias de prevenção ao contágio.

De acordo com o Prefeito de Canudos, a iniciativa leva em consideração as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a portaria do Ministério da Saúde declarando emergência de saúde pública. “Estamos em um momento de grande perigo para nossa saúde e temos que levar a sério. A população tem que fazer a sua parte se protegendo e se resguardando, e nós como gestores temos que fazer a nossa, impedindo que as pessoas se exponham ao risco e preparando o nosso sistema de saúde para enfrentar a doença”, afirmou Genário Rabelo.

A prefeitura instituiu um comitê municipal de acompanhamento de ações de prevenção e controle do novo Coronavírus e H1N1 no município, composto por representantes da sociedade civil e profissionais de saúde.

CONFIRA ALGUMAS MEDIDAS ESTABELECIDAS EM DECRETO:

• As aulas da rede municipal de ensino estão suspensas por 30 dias, podendo esse prazo ser prorrogado caso seja necessário. Este período será compensado em data futura.
• A partir de quinta-feira (19), estão suspensos, pelo prazo de 30 dias, todos os eventos públicos e particulares com aglomeração maior que 50 pessoas, mesmos os eventos já autorizados.
• Bares e restaurantes deverão organizar as mesas com dois metros de distância mínima entre elas e disponibilizar álcool em gel.
• Servidores municipais terão suas viagens canceladas para onde houver casos confirmados do COVID-19 e não poderão tirar férias nesse período, bem como outros profissionais de áreas essenciais.
• Servidores acima de 60 anos e gestantes poderão trabalhar de casa.
• Ficam suspensos os jogos de futebol, campeonatos e visitações ao Memorial e ao Parque Histórico de Canudos, pelo tempo necessário ao combate da pandemia.

Acesse o decreto completo em: http://doem.org.br/ba/canudos

Foto: Divulgação