Prefeitura de Uauá realiza palestra da Campanha Setembro Amarelo

Prefeitura de Uauá realiza palestra da Campanha Setembro Amarelo

Hits: 39

Prefeitura de Uauá realiza palestra da Campanha Setembro Amarelo.

A Prefeitura de Uauá, através da Secretaria de Saúde, realizou, na tarde de ontem (23), uma palestra sobre prevenção ao suicídio.

O evento, realizado na Câmara de vereadores, e que teve como palestrante o Psiquiatra Leandro Valetta, contou com a participação de usuários do Caps, vereadora Domingas de Vavá (Única edil presente), Pastor Jeronimo (Jerominho), representando o prefeito Chefe de Gabinete, Draª Áquila Almeida, estudantes e população em geral.

Com o intuito de levar á população informações importantes de como prever possível suicídio, Campanha Setembro Amarelo, assuntos sobre transtornos mentais, – depressão, ansiedade, transtorno bipolar, participação da família na vida de cada um.

“Falamos dessa campanha e assuntos importantes como o suicídio. É essencial a participação da família e nós como profissionais da área devemos conscientizar a todos para que possam cada vez mais salvar vidas, deixamos o espaço aberto ao final e as pessoas participaram, tiraram suas dúvidas”. Disse Leandro.

A psicóloga Doutora Elisabete Teixeira destacou que o acolhimento de pessoas acometidas a possíveis riscos de transtorno mental é imprescindível a participação dos familiares. “Nós, só lamentamos a ausência da maioria absoluta dos vereadores aqui, para debater conosco assuntos tão importantes, apenas a presença da vereadora Domingas de Vavá”, quem sabe, eu tenha que estar aqui como vereadora, para compensar essas ausências. Disse a Doutora Elisabeth.

Deusdete Ferreira – (Gugu), justificou a ausência, afirmando estar naquele momento em uma Audiência Pública, em Petrolina-PE, representando o município.  Genilson de Ze gordo disse não ter recebido convite. “Soube ontem à noite que haveria essa palestra. Sempre gosto de participar mais não sei qual foi o motivo de não ter sido convidado”. Disse Genilson. João Alves, como vice-prefeito afirmou não ter sido convidado formalmente sobre o evento e de que soube sobre a referida palestra por meio das redes sociais, assim como o vereador Alef Alves. Lula Lima disse que estava na Capital baiana e que também não recebeu comunicado. Os outros edis ainda não deram feedback a nossa reportagem.

A Coordenadora do Caps Conceição disse ter enviado convite destinado a todos os vereadores e que foi entregue na Recepção da Câmara.

​TEMA: Suicídio

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das nossas federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.

Como resultado de muito esforço, em 2016, garantimos espaços inéditos na imprensa e firmamos muitas parcerias. Conseguimos também iluminar monumentos históricos, pontos turísticos, pela primeira vez o Cristo Redentor, espaços públicos e privados no Brasil inteiro. Centenas de pessoas participaram de caminhadas e ações para a conscientização sobre este importante tema.

Esta é uma página completa com material disponível para auxiliar a todos. Assim sendo, aproveite os nossos materiais e participe da nossa campanha durante todo o ano.

Da Redação: uaua.com.br com informações adicionais de  do site www.setembroamarelo.com

About Adailton Santana

Adailton Santana é Radialista profissional, com o Registro RPR número 8204/BA. Exerce a profissão há mais de 15 anos e é proprietário do Portal Uauá. Site que, há 09 anos, leva para o mundo, notícias e informações locais e regionais, tornando-se o site de maior referencia e o mais acessado na cidade de Uauá e região.