Governo lança Carteira de Trabalho Digital para substituir documento em papel

Governo lança Carteira de Trabalho Digital para substituir documento em papel

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Governo lança Carteira de Trabalho Digital para substituir documento em papel

Começou a valer nesta 3ª feira (24.set.2019) a Carteira de Trabalho Digital, documento totalmente em meio eletrônico que passa a ser equivalente à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social física. A mudança promete assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com a redução da burocracia e de custos.

Agora, ao ser contratado, o trabalhador não precisará mais apresentar a carteira de trabalho em papel (o “caderninho azul”). Bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital.

O documento digital está previamente emitido para todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Cada trabalhador terá de habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso no endereço www.gov.br/trabalho.

Redução de burocracia

Empresas que já usam o e-Social poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir o documento físico. Não será mais preciso apresentar a carteira em papel para ingressar em 1 novo emprego,”resultando em simplificação e desburocratização”, segundo assegurou o governo.

Com as novas regras, as anotações que antes ficavam na CTPS passarão a ser realizadas eletronicamente. Para acompanhar as anotações, o trabalhador poderá utilizar 1 aplicativo especialmente desenvolvido para celulares (com versões IOS e Android) ou acessar o ambiente www.gov.br.

About Adailton Santana

Adailton Santana é Radialista profissional, com o Registro RPR número 8204/BA. Exerce a profissão há mais de 15 anos e é proprietário do Portal Uauá. Site que, há 09 anos, leva para o mundo, notícias e informações locais e regionais, tornando-se o site de maior referencia e o mais acessado na cidade de Uauá e região.