Cooperativa de Sobradinho debate organização interna para produção e comercialização

Cooperativa de Sobradinho debate organização interna para produção e comercialização

Cooperativa de Sobradinho debate organização interna para produção e comercialização

A Cooperativa de Produtos Derivados de Peixe de Sobradinho – Coopes reuniu associadas/os para debater as relações interpessoais e a gestão coletiva do empreendimento. A ação ocorreu durante Oficina de Gestão e Comercialização em Agroindústria de Pescado, evento realizado dias 14 e 16 de maio, pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, através do projeto Bahia Produtiva, com apoio do Irpaa.
O objetivo da oficina realizada na cidade de Sobradinho foi debater as formas como são construídas as relações de trabalho e convivência das/dos cooperadas/os, provocando uma reflexão de como isso pode interferir nos resultados da cooperativa. “A gente está trabalhando as relações internas para poder aplicar isso no dia a dia, trabalhando na cooperativa”, conta a jovem estudante de administração, Samara Caroline Feitosa, 19 anos, que é uma das cooperadas. Ela espera que a partir da formação o grupo possa se envolver mais na gestão do empreendimento. “Muitas de nós ainda não estávamos tão envolvidas, não sabíamos como administrar os nossos trabalhos”, comenta a jovem cooperada.
Um dos destaques da formação, segundo Samara, foi o debate sobre planejamento, algo que a Coopes ainda não fez. “A gente tem que fazer um planejamento estratégico bem elaborado… A gente está aprendendo como fazer esse processo, que precisa ser feito para a cooperativa seguir adiante”, detalha Samara.
A presidenta da cooperativa, Maria Aparecida Mendes, conhecida como Cida Pescadora, exaltou a qualidade da capacitação, que, segundo ela, foi “de extrema importância, em todas as áreas”, tanto do ponto de vista do relacionamento entre as/os cooperadas/os, quanto do ponto de vista comercial. Ainda de acordo com a presidenta, o aprendizado obtido nos dois dias de formação ajudará a “conduzir o processo de gestão”.
Na opinião de Lorena Melo, Assistente Territorial do projeto Bahia Produtiva, a formação “mexeu com as pessoas para conseguir conduzir os projetos” da cooperativa. Lorena acredita que o evento estimulou um olhar mais aprofundado para as políticas públicas que estão chegando a Sobradinho através do acesso da Coopes aos editais do governo do estado.
A Coopes
Fruto da organização de um grupo composto majoritariamente por mulheres, a Coopes surgiu em 2003, para beneficiar a produção de peixes em Sobradinho-BA. Nos últimos anos, o empreendimento conseguiu ser classificado em editais e acessar recursos públicos estaduais para melhorar as condições de produção e acessar novos mercados.


Texto e fotos: Comunicação do Irpaa

About Adailton Santana

Adailton Santana é Radialista profissional, com o Registro RPR número 8204/BA. Exerce a profissão há mais de 15 anos e é proprietário do Portal Uauá. Site que, há 09 anos, leva para o mundo, notícias e informações locais e regionais, tornando-se o site de maior referencia e o mais acessado na cidade de Uauá e região.