A 9ª Edição do Festival do Umbu, que acontece nos dias 28 e 29 de abril em Uauá (BA), contará também com concursos culturais, como tem acontecido nas edições anteriores. As inscrições para as categorias Pintura de Tela e Literatura de Cordel são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de abril via internet ou presencial.
Este ano as obras deverão abordar a “Integração dos sistemas produtivos no Semiárido”, tema desta edição do Festival, podendo participar do Concurso Cultural de Pintura em Tela artistas de toda região e do Concurso Cultural de Literatura de Cordel poetas e poetisas de todo território nacional.
Para a realizadora do Festival, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), esses concursos tem como propósito contribuir com a difusão e produção das artes plásticas, fomentando e revelando artistas do Semiárido, bem como potencializar a escrita como ferramenta política e cultural, além de revelar artistas, sobretudo regionais.
A Coordenadora de Cultura do Festival, Geisabel Lima, destaca que “a produção artística no Semiárido também é uma ferramenta crucial para a construção de novos saberes e práticas, bem como o fortalecimento das lutas e da resistência do nosso povo”, afirma Geisabel.
É importante lembrar que a/o participante que fizer a inscrição pela internet deverá entregar a obra até às 12h do dia 27 na sede da Coopercuc, uma vez que a homologação da inscrição se dará apenas mediante o cumprimento deste item, conforme consta nos editais.
A premiação será feita em dinheiro, conforme valores estabelecidos para cada colocação, o que pode ser conferido nos editais. A divulgação do resultado final das obras eleitas pela comissão julgadora em 1º e 2º Lugar acontecerá no dia 29 de Abril às 15h, na Vila da Agricultura Familiar, um dos espaços onde acontece o evento. Maiores informações podem ser encontradas nos editais disponíveis em http://www.coopercuc.com.br/ver/editais/.
 
Ascom /Agência Chocalho