Ministério consulta população de sete cidades sobre mudança de programação de RTVs

Ministério consulta população de sete cidades sobre mudança de programação de RTVs



Contribuições podem ser enviadas via internet, por meio do site do MiniCom

Foto: Herivelto Batista

Secretário de Comunicação Eletrônica do MiniCom, Genildo LinsBrasília, 04/10/2011 – O Ministério das Comunicações publicou nesta terça-feira, no Diário Oficial da União, três consultas públicas sobre mudança de programação de retransmissoras em municípios brasileiros. Os moradores de Conceição do Araguaia (PA), Imperatriz (MA) e Minduri (MG) podem participar e opinar se querem receber os novos conteúdos propostos pelas RTVs de sua região. O prazo para o envio de contribuições vai até 2 de novembro.

Ao todo, estão abertas sete consultas públicas de troca de programação. As outras localidades alcançadas são Criciúma (SC), Rio do Antônio (BA), Florianópolis (SC) e Porto Velho (RO). Nesses casos, as datas limite para participar se encerram entre 19 e 26 de outubro.

As consultas públicas podem ser respondidas via internet, por meio do site do MiniCom. É necessário se cadastrar no endereço http://consultapublica.mc.gov.br/consulta/logon.asp para ter acesso a todos os chamados lançados pelo ministério.

O questionamento às populações afetadas pela mudança de programação das RTVs tem sido realizado desde abril pelo MiniCom. “Essa é uma política inteiramente nova do ministério, nós estamos adotando desde o início do ano e que prima pela participação social. É a primeira vez que o MiniCom consulta a população acerca dos seus interesses de programação”, afirma o secretário de Comunicação Eletrônica Genildo Lins.

Por meio das consultas públicas, as retransmissoras só podem efetuar a mudança de emissora geradora da sua programação com o aval da população afetada. Confira a lista de consultas de RTVs abertas aqui.