Casa Nova planeja e desenvolve planos de ações voltados para melhorar aeducação do município

A Secretaria Municipal de Educação, sindicatos, Conselho Tutelar,representantes de pais e alunos, professores, coordenadores educacionais,representantes jurídicos de Casa Nova se reúnem nos dias 5 e 6 de maio paraavaliar e planejar a educação do município através do Plano de AçõesArticulados (PAR). De acordo com a Secretária de Educação, Alda Xavier, CasaNova aderiu ao PAR em 2007 e realizou um diagnóstico que observou asdeficiências do município na área educacional. “Ao identificarmos nossasdeficiências, desenvolvemos a partir de 2009 planos de ações paracorrigi-las e supera-las”, explica. O Plano de Ação Articulada é um instrumento de planejamento do Ministério daEducação (MEC) destinado ao desenvolvimento de ações conjuntas entre estadoe municípios e que resultem em melhorias efetivas da qualidade da educação.“É um trabalho que requer um grande esforço de todos os técnicos. Temos quepensar a educação como um eixo fundamental no desenvolvimento do município,agregando valores à melhoria do ensino”, disse a secretária. Segundo a coordenadora de Pólo do PAR, Valéria Saraiva, no momento daassinatura do Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pelaEducação, Casa Nova assumiu o compromisso de melhorar os indicadoreseducacionais a partir do desenvolvimento de ações que possibilitem ocumprimento das diretrizes estabelecidas no referido Termo de Adesão etambém o alcance das metas estabelecidas para o IDEB (Índice deDesenvolvimento da Educação Básica). “O objetivo do encontro, em Casa Nova,é fortalecer o desenvolvimento das ações previstas no PAR e oportunizar adiscussão acerca da importância do plano e de seus impactos na educação domunicípio”, destaca. Alda Xavier fala que para promover a melhoria da qualidade da EducaçãoBásica oferecida no município, os agentes envolvidos no processo educacionaldevem se propor a cumprir integralmente as ações propostas pelo PAR. “Emparceria com o MEC, estabelecemos sistemas de acompanhamento e avaliação dasações a serem desenvolvidas. Trabalhamos para promover a melhoria gradativados resultados educacionais, nosso principal objetivo é contribuir para odesenvolvimento de aprendizagens, habilidades e competências, atitudes evalores necessários para a formação integral do aluno e para isso promovemoscapacitações para professores, realizamos uma série de ações voltadasexclusivamente para o desenvolvimento educacional de nossos discentes”. Para Valéria Saraiva o PAR é uma das mais sofisticadas ferramentas de gestãode recursos públicos do Brasil. “A ferramenta articula as responsabilidadesdo município, Estado e União na viabilização das ações. É também umaimportante ferramenta de gestão, pois aponta ao gestor municipal as áreasmais frágeis do sistema”, esclarece. A partir do diagnóstico levantado pelo PAR, a equipe técnica local (compostapelo dirigente municipal de educação, técnicos da secretaria municipal deeducação e representantes dos diretores de escola, dos professores da zonaurbana e da zona rural, dos coordenadores ou supervisores escolares, doquadro técnico-administrativo das escolas, dos Conselhos Escolares planeja edesenvolve um conjunto coerente de ações, sistematizadas no PAR.
Texto: Lidiane Cavalcante – Ascom/PMCN

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