Ministério do Trabalho utilizará sistema de informações do TRF-4

TECNOLOGIA

Ministério do Trabalho utilizará sistema de informações do TRF-4

Parceria viabilizará a transferência da gestão administrativa para o meio eletrônico, com tramitação virtual, mais rapidez nas ações administrativas e economia de recursos públicos

O Ministério do Trabalho está fechando uma parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) para obter a cessão do uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da corte. A parceria foi tema de reunião entre o ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, e o presidente do TRF4, desembargador federal Thompson Flores, na sexta-feira (17), na sede do tribunal, em Porto Alegre.

A utilização do SEI faz parte do processo de reestruturação do Ministério do Trabalho. A plataforma possibilitará avanços no gerenciamento dos setores de informática, ajudando a resolver questões internas e tornando o ministério mais acessível e integrado à Administração Pública brasileira.

Tramitação virtual – O SEI permite a transferência da gestão administrativa para o meio eletrônico, fazendo com que a tramitação de expedientes – criação, edição e assinatura – seja realizada virtualmente. O sistema foi desenvolvido por servidores do TRF-4 em 2010 e, por meio de termos de cessão de uso gratuito, já é adotado por cerca de 400 órgãos públicos, nos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

Segundo o TRF-4, o SEI dá mais rapidez e transparência às ações administrativas, proporcionando economia de recursos públicos. Também tem reflexos na sustentabilidade, eliminando o uso de papel, de insumos e de transporte para movimentação dos documentos.

Durante o encontro em Porto Alegre ficou definido que o ministro Caio Vieira de Mello encaminhará um ofício ao desembargador Thompson Flores para formalizar o pedido de cessão do uso do SEI, a fim de concretizar oficialmente a parceria entre as duas instituições.

Ministério do Trabalho
Assessoria de Imprensa

Daniel Hirschmann*
imprensa@mte.gov.br
(61) 2021-5449 / 5873 / 5963

* Com informações do TRF4

Adailton Santana

RADIALISTA Formação Locutor-Apresentador- Radialista profissional diplomado pela Residência Educação, em parceria com o MEC, no âmbito do PRONATEC - Alagõas, é experiente na área de Comunicação e Segmentação Editorial em sites, blogs, Tem experiencia em Apresentação de Cerimoniais. Concluiu o Curso de Especialização em Locutor-Apresentador, realizado pela Residência Educação, em parceria com o MEC em 2018 e obteve a certificação de um trabalho que já faz desde o ano de 2003, quando ingressou no Rádio. Com a realização de curso de capacitação ministrado pelo Imega Cursos e Entretenimento, em 2008.