Consumidor pode fazer denúncia ao Ibametro também pelo WhatsApp

Consumidor pode fazer denúncia ao Ibametro também pelo WhatsApp

Se você acha que a bomba de combustível, ou balança está medindo irregular ou o peso do produto descrito na embalagem (café, feijão etc) não está correto, o caminho é denunciar ao Ibametro, órgão delegado do Inmetro na Bahia, para averiguação. A partir de agora, fazer a denúncia ficou ainda mais fácil com o lançamento do canal da ouvidoria do Instituto pelo WhatsApp: (71) 99704-2587.

“Facilitamos assim o acesso das pessoas ao serviço. Hoje 92% dos contatos com a nossa ouvidoria é pelo canal 0800. Ampliamos o acolhimento de denúncias através dessa ferramenta gratuita, favorecendo o alcance da população ao serviço”, ressalta o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.
De onde estiver, o consumidor pode fornecer informações da possível irregularidade sofrida, tais como o relato da queixa e fotos comprovando a veracidade da mesma.

A denúncia é acolhida mediante a apresentação de dados pessoais como nome, telefone para contato e/ou e-mail, sendo garantido a resposta ao demandante num prazo máximo de 15 dias. Esses dados são mantidos em sigilo. Não existe a possibilidade de o denunciado saber a autoria da denúncia.

Após comprovada a irregularidade, o Ibametro aplica a penalidade adequada ao caso. Entre as sanções emitidas pelo órgão estão multas, apreensão ou inutilização do produto.

“Respondemos a 100% das demandas. E essa participação das pessoas é muito importante no combate as irregularidades. A nossa ouvidoria busca junto aos setores competentes do órgão as providências, como a fiscalização de um estabelecimento. E as soluções são informadas nas respostas aos demandantes da queixa”, acrescenta Leal.

A Ouvidoria atua de acordo com a Lei de Acesso à Informação – 12.527/2011 (federal), 12.618/2012 (estadual), que preconiza a transparência pública, essencial para o controle qualitativo dos serviços prestados, além de ser uma grande aliada na melhoria da gestão.

Canais para contato – Além do 0800 e WhatsApp, é possível ainda contatar a ouvidoria pelo e-mailouvidoria@ibametro.ba.gov.br, site do IBAMETRO (www.ibametro.ba.gov.br ) – link Ouvidoria, ou ainda presencialmente e por cartas. Confira abaixo os detalhes de cada canal:
Escolha o melhor canal de comunicação para você:

WhatsApp: (71) 99704-2587

Telefone: 0800 071 1888

E-mail:ouvidoria@ibametro.ba.gov.br

Site: www.ibametro.ba.gov.br – no link Ouvidoria e preencha formulário no link goo.gl/SrN59L

Presencial ou cartas

Endereço: Via Urbana, Km 4,5, CIA. – Simões Filho/BA, CEP: 43.780-000
Funcionamento: das 8h30 às 12h e das 13h às 17h e sexta-feira, das 8h30h às 12h.

Nos municípios, procure uma das Agências Regionais, consulte endereço no link goo.gl/DiVQkQ
Fonte: Ascom – Ibametro

Adailton Santana

RADIALISTA Formação Locutor-Apresentador- Radialista profissional diplomado pela Residência Educação, em parceria com o MEC, no âmbito do PRONATEC - Alagõas, é experiente na área de Comunicação e Segmentação Editorial em sites, blogs, Tem experiencia em Apresentação de Cerimoniais. Concluiu o Curso de Especialização em Locutor-Apresentador, realizado pela Residência Educação, em parceria com o MEC em 2018 e obteve a certificação de um trabalho que já faz desde o ano de 2003, quando ingressou no Rádio. Com a realização de curso de capacitação ministrado pelo Imega Cursos e Entretenimento, em 2008.