45ªCIPM – Maj QOPM César Souza Ferreira, assume o Comando em Curaçá.

*45ªCIPM – Maj QOPM César Souza Ferreira, Assume o Comando em Curaçá.*

Em discreta, mas não menos disputada solenidade havida no dia 20.03.19, no Teatro Raul Coelho, em Curaçá, se deu a passagem de Comando da 45ªCIPM, do Maj Jose Roberto ao *Maj Cesar Souza Ferreira*.
Presidida pelo *Cel PM Anselmo Bispo, representando o Cmt Geral da PMBA*, a solenidade militar contou com a presença do *Prefeito Pedra Oliveira*, da *Delegada Dra Lígia Coordenadora de Polícia Civil*, da Região Norte da Bahia, dentre *Autoridades*, *Comerciantes*, *Convidados locais*, e *Comandantes de todas as Companhia Independentes da Região Norte*, incluindo o *Maj PM Wildon, Cmt da CPAC*, *Amigos* e *Tropa da 45ªCIPM*.
Presente também a Banda Maestro Wanderley do 3ºBPM, que ditou o ritmo dos agradecimentos e clima de confraternização. Em seu discurso o Maj Roberto enalteceu o modelo compartilhado de Segurança, vivenciado nos quase três anos de seu Comando, evidenciando o quão significativo foi estar à frente de um processo de segurança coletiva construído por Sociedade e Agências de Segurança do Estado, através da filosofia do Policiamento Comunitário.
Aproveitou para agradecer ao *Exm Cel Anselmo Brandão, Cmt Geral*, pela oportunidade e confiança, ao Cel Anselmo Bispo Cmt do CPRN pelo apoio dispensado, ao Cel RR/PM Jair pela amizade e acolhida, a Delegada Drª. Ligia Coordenadora de Policia Civil, Ministério Público, Câmara de Vereadores e Justiça pelo esforço na busca de uma atuação mais harmônica e conjunta.

Agradeceu a imprensa, aos prefeitos Pedro Oliveira e Lindomar Dantas de Curaçá e Uauá respectivamente, os Secretários de Governo Comerciantes e Comunidade em Geral.

E dentre as principais ações de seu Comando, enfatizou o apoio e o esforço de todos que resultou na reforma da sede da OPM, à altura de sua representatividade no cenário da defesa social em Curaçá e região. Por ressonância, as benfeitorias se entenderam às frações e postos policiais de toda a área da Unidade, melhorando consideravelmente as condições de trabalho.

Promoveu a toda tropa diversos cursos com vistas a valorização profissional dentre os quais: Arraiz Amador pela Marinha do Brasil; Curso de Direção e Conservação Veicular pela Toyota; Instrução de Manutenção Semestral; Curso de Combate Rural pela CPAC e agora mais recente, o Curso de Piloto de Aeronave de Pás Rotativas não Tripulada, pelo GRAER.

Desenvolveu junto com a comunidade escolar, vários esforços para o público infanto-juvenil, potencializando o Proerd, bem como iniciamos projeto específico, como o PROTEGE CURAÇÁ direcionado a crianças e adolescentes, como parte do PAI (Projeto de Amparo Incondicional) apropriado a camadas sociais menos favorecida, somados ao de futebol REACIONE, em parceria com o professor Josevaldo.

No âmbito operacional lançou com sucesso, a Operação Aprisco Seguro direcionada a prevenção e combate ao roubo de criações; a Margem Segura, para combate ao crime e policiamento de mais de 120Km de margem em área de divisa, ambas complementares a diversas outras de iniciativa do CPRN; atuamos decisivamente em diversas ocasiões em parceria com a CPAC na erradicação de maconha nas ilhas e demos nova roupagem as operações por ocasião da Tradicional Festa do Vaqueiro; da Gruta; São João de Uaua e Marajuada.

Por fim o Maj Roberto apresentou e passou o Cmd da 45ªCIPM, ao *Maj César Souza Ferreira*, afirmando a certeza e orgulho de estar sendo substituído por um oficial de envergadura, motivo de orgulho, a `medida em que sua história de vida profissional o credencia a nobre missão a ser desempenhada.
Ressaltando que hoje a 45ªCIPM apresenta um dos menores índices de criminalidade do Estado. Fruto do trabalho de uma tropa a quem por uma questão de justiça e lealdade, afiançou, taxativamente, que estes índices somente foram alcançados em razão da seriedade, da dedicação, do destemor e do profissionalismo dos valorosos PM que integram a 45ªCIPM. São homens e mulheres que, diuturnamente, a despeito de qualquer circunstancia adversa, obedecem fielmente à doutrina, às técnicas e táticas emanadas do Comando da Corporação, levam a segurança e proporcionam a paz a todos aqueles que são livres e de bons costumes.

Adailton Santana

RADIALISTA Formação Locutor-Apresentador- Radialista profissional diplomado pela Residência Educação, em parceria com o MEC, no âmbito do PRONATEC - Alagõas, é experiente na área de Comunicação e Segmentação Editorial em sites, blogs, Tem experiencia em Apresentação de Cerimoniais. Concluiu o Curso de Especialização em Locutor-Apresentador, realizado pela Residência Educação, em parceria com o MEC em 2018 e obteve a certificação de um trabalho que já faz desde o ano de 2003, quando ingressou no Rádio. Com a realização de curso de capacitação ministrado pelo Imega Cursos e Entretenimento, em 2008.