Uauá pode ajudar Moita bonita a se tornar Capital Nacional Da Batata Doce

Uauá pode ajudar Moita bonita a se tornar Capital Nacional Da Batata Doce

A batata doce de Moita Bonita tem mercado na região nordeste, além de São Paulo e Rio de Janeiro.

Como a produção de 50 mil toneladas de bata doce por ano, o município de Moita Bonita pode ganhar o título de Capital Nacional da Batata Doce.

O município possui cerca de 900 hectares de plantação em pequenas propriedades de batata doce. O cultivo do tubérculo representa 70% da renda da agricultura familiar, que é praticada durante os 365 dias do ano, com maior produtibilidade durante o período chuvoso (março a novembro).

O cultivo da batata doce nem sempre foi a principal fonte de renda. Na nova gestão municipal houve uma migração da plantação da mandioca para o cultivo da batata doce. “Essa maior rentabilidade fez com que os agricultores passassem a cultivar a batata doce, que hoje é maior fonte de renda dos moitenses e proporcionalmente uma das maiores produções do Brasil”, destaca o prefeito Marcos Costa.

Ainda segundo o prefeito, a Cooperafes tem sido exemplo de sucesso para todo o Brasil, pela forma como funciona no município. “É uma cooperativa que funciona muito bem, o associado, planta, cultiva e vende, sem a figura do atravessador, onde os lucros são maiores, dando uma condição devida melhor para os nossos agricultores”, acrescenta.

Criação da Cooperativa

No ano de 2007 o município de Moita Bonita deu um passo importante para a produção e beneficiamento da batata doce. Através da ideia do então deputado Bosco Costa, Joelito foi convidado para visitar a cidade de Uauá (BA), e lá eles constataram uma cooperativa de sucesso no beneficiamento do Umbu. O exemplo foi trazido e aperfeiçoado. No dia 30 de outubro de 2007 foi realizada a ata de fundação da Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar e Solidária de Moita Bonita.

Uauá sendo espelho para outras cidades e municípios. Parabéns!!

Adailton Santana

RADIALISTA Formação Locutor-Apresentador- Radialista profissional diplomado pela Residência Educação, em parceria com o MEC, no âmbito do PRONATEC - Alagõas, é experiente na área de Comunicação e Segmentação Editorial em sites, blogs, Tem experiencia em Apresentação de Cerimoniais. Concluiu o Curso de Especialização em Locutor-Apresentador, realizado pela Residência Educação, em parceria com o MEC em 2018 e obteve a certificação de um trabalho que já faz desde o ano de 2003, quando ingressou no Rádio. Com a realização de curso de capacitação ministrado pelo Imega Cursos e Entretenimento, em 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Captcha Captcha Reload