A Polícia Civil de Uberlândia Minas Gerais através do 2ª DP, identificou e prende um foragido da justiça da Bahia, Gonçalo Crisostomo Ramos cometeu um crime de homicídio contra sua própria companheira no ano de 2005 na Fazenda Jurema, Zona Rural da cidade de Monte Santo interior do estado da Bahia, o caso foi finalmente julgado em 2016 quando Gonçalo foi finalmente condenado por Feminicídio  lei 13.104/15 que considera homicídio qualificado o assassinato de mulheres em razão do gênero e que entrou em vigor desde 2015, Gonçalo foi um dos primeiros condenados pela nova lei em Dezembro de 2016 e encontrava-se foragido dês da divulgação da  sentença
 
Relembre o fato:
Conforme relatos do inquérito policial, no dia 17/09/2005 por volta das 7:00 da manhã a vítima Medianita Teresa de Lima dormia em sua residência, na Fazenda Jurema quando o seu companheiro a pessoa de Gonçalo Crisostomo Ramos atacou-a com uma faca sobre a cama, cortando-lhe a traqueia. Em seguida usando uma corda de nylon enfircou-a ainda agonizante, pendurando a corda a um caibro na cumieira da casa, logo após o crime Gonçalo simulou um suicídio da esposa após matá-la. Também teria obrigado a mulher a escrever uma carta de despedida. O casal tinha uma filha de 9 anos.
Gonçalo foi encontrado no estado de Minas Gerais nesta Segunda-Feira (15) pela equipe do delegado Hugo Leonardo e investigadores Tiago, Francis da depol de Uberlândia. bem como a colaboração do investigador Moisés da delegacia de Monte Santo, e através do trabalho das Polícias Civil da Bahia e de Minas Gerais.  foi dado cumprimento no mandado de prisão do investigado, Ele foi enviado pra um presídio em Minas Gerais e posteriormente será recambiado para um presídio na Bahia onde deverá cumprir pena.
Fonte:MonteSanto.net