Energia de Sobradinho pode ser desligada em outubro

Numa reunião ocorrida nesta sexta, 28, no ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o assunto principal girou em torno da situação atual dos reservatórios no Nordeste, que começam a sentir os efeitos de secas seguidas há seis anos. A preocupação maior é a situação das usinas dos reservatórios da bacia do Rio São Francisco. A […]

Numa reunião ocorrida nesta sexta, 28, no ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o assunto principal girou em torno da situação atual dos reservatórios no Nordeste, que começam a sentir os efeitos de secas seguidas há seis anos. A preocupação maior é a situação das usinas dos reservatórios da bacia do Rio São Francisco. A Usina Hidrelétrica de Sobradinho (BA), responsável por 60% da região Nordeste, está com somente 16,0% de reservas, justamente no momento em que o período chuvoso está terminando.
Diante dessa situação, de acordo à projeção do ONS, Sobradinho chegará ao volume morto ao final de outubro e corre o risco de ser desligada. A medida fará com que deixem de ser gerados 1.050 Megawatts, que deverão ser substituídos pelas caríssimas e poluentes termelétricas.
A medida, que é necessária, também é ruim para o consumidor, que terá que bancar o preço com o retorno da bandeira vermelha, usada para custear as termos fornecendo energia em períodos críticos dos reservatórios nas hidrelétricas. (Fonte: O Globo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload