A Secretaria Municipal de Saúde de Uauá esclarece sobre a vacinação de Febre Amarela no município

A Secretaria Municipal de Saúde de Uauá esclarece sobre a vacinação de Febre Amarela no município:1- Uauá não é área endêmica de febre amarela. Por isso, a vacina é recomendada apenas para quem vai viajar a regiões endêmicas ou para quem vive nesses locais. A vacina deve ser tomada com 10 dias de antecedência da […]

A Secretaria Municipal de Saúde de Uauá esclarece sobre a vacinação de Febre Amarela no município:

1- Uauá não é área endêmica de febre amarela. Por isso, a vacina é recomendada apenas para quem vai viajar a regiões endêmicas ou para quem vive nesses locais. A vacina deve ser tomada com 10 dias de antecedência da viagem para que a imunização tenha efeito. Aquele que já tiver sido vacinado deverá tomar uma segunda e última dose de reforço somente após 10 anos da primeira dose.

2- A vacinação para prevenção da doença é oferecida na Sala de Vacinas do Município, como rotina para:
a) Uma dose aos 9 meses de idade;
b) Um reforço aos 4 anos de idade.
Se a criança não foi vacinada aos 9 meses, deve tomar a vacina e o reforço com um prazo de 30 dias entre as doses.

3- Pessoas com 60 anos e mais que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação devem solicitar autorização do médico.
4- No caso das gestantes, a vacinação é contraindicada. Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica ou viagem para área de risco de contrair doença, o médico deverá avaliar o benefício do risco da vacinação.

5- Para as lactantes (mães que amamentam) de crianças com até seis meses de idade a vacinação é contraindicada. Caso tenham recebido a vacina, o aleitamento materno deve ser suspenso por 28 dias após a vacina.

6- No caso dos viajantes (apresentar comprovação), deve-se seguir as seguintes recomendações:
a. Viagem internacionais: seguir Regulamento Sanitário Internacional;

b. Viagens para áreas com recomendação de vacina no Brasil: Tomar a vacina, pelo menos 10 dias antes da viagem, no caso de 1ª vacinação. O prazo de 10 dias não se aplica no caso de revacinação.

Insistimos que a melhor prevenção é a eliminação de reservatórios que acumulem água parada e consequentemente proliferação do mosquito. Servindo essa medida para Febre Amarela, Dengue, Zika e Chikungunya.

Faça a sua parte!

Alline Virginia Ferreira Ribeiro
Secretária Municipal de Saúde de Uauá-BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *