CENÁRIO DO RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO VOLTA A FICAR CRÍTICO

O nível do Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, continua diminuindo. Segundo Boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a barragem está com apenas 9,25% de sua capacidade. O quadro só tende a piorar no decorrer dos próximos meses. O baixo nível do reservatório voltou a afetar algumas cidades da região, a exemplo […]
_rioO nível do Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, continua diminuindo. Segundo Boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a barragem está com apenas 9,25% de sua capacidade. O quadro só tende a piorar no decorrer dos próximos meses. O baixo nível do reservatório voltou a afetar algumas cidades da região, a exemplo de Sento Sé, Casa Nova e Remanso, que estão com dificuldade na captação de água.
 
Construído há 40 anos, o Lago de Sobradinho colocou debaixo d’água 4,2 mil quilômetros quadrados de área – equivalente à de seis capitais somadas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador. O reservatório tem cerca de 320 km de extensão, com capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos de água. Além do abastecimento, a barragem é responsável por 58% do consumo de energia do Nordeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *