Projeto Cisternas é concluído em Curaçá

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) entregou mais de 300 tecnologias sociais no município. Mais de 300 famílias da zona rural de Curaçá estão comemorando uma melhor qualidade de vida graças às cisternas implantadas pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf). O Projeto Cisternas é uma iniciativa do Constesf, através […]
O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) entregou mais de 300 tecnologias sociais no município.


Mais de 300 famílias da zona rural de Curaçá estão comemorando uma melhor qualidade de vida graças às cisternas implantadas pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf). O Projeto Cisternas é uma iniciativa do Constesf, através do Plano Brasil Sem Miséria do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, que entregou no município de Curaçá 327 tecnologias sociais de capitação e armazenamento de água de chuva.
Curaçá foi o primeiro município do Território do São Francisco que teve a sua meta concluída, as famílias receberam também mudas para incentivar os agricultores e agricultoras a produzirem e ampliarem suas áreas cultivadas. O Projeto atendará ainda diversas famílias dos outros nove municípios que compõem o Território, universalizando a água para uma melhor convivência com o semiárido. Os municípios de Casa Nova, Remanso e Sobradinho também estão com o Projeto em andamento e algumas famílias já desfrutam do benefício em suas propriedades, deixando de realizar longas caminhadas para encontrar água.
O articulador político do Constesf, Victor Berti, representando o presidente do Constesf e Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, falou sobre o sentimento de satisfação em concluir o Projeto em Curaçá.  “Diante da crise hídrica que estamos enfrentando, é muito gratificante poder entregar a tantas famílias uma alternativa que as ajudem a viver com mais dignidade em suas comunidades. O Constesf batalhou muito para realizar esse projeto no nosso Território e hoje comemoramos o fato dele já ser realidade pois, com as últimas chuvas, muitas cisternas já estão abastecendo diversas famílias e suas produções”, declarou.
O Projeto Cisternas do Constesf tem o objetivo de garantir às famílias do Território o acesso à água no período de estiagem, através da captação e armazenamento de água nos períodos de chuva. O Constesf implantará em todo o Território do São Francisco 1556 cisternas de consumo humano, com capacidade para 16 mil litros; 1056 cisternas de produção agrícola com capacidade para 52 mil litros e 1048 barreiros trincheira para utilização agrícola e pecuária, com capacidade de armazenar 500 mil litros de água em regiões onde há dificuldade no acesso à água.
Texto: Jacqueline Santos 

Ascom CONSTESF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *