Câncer de próstata abordado em forma de cordel

O deputado estadual Zó (PCdoB) chamou atenção de todos que acompanhavam a sessão na tarde de ontem (3) da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Em seu pronunciamento, o parlamentar recitou o cordel ‘Novembro Azul’, do poeta e radialista Gabriel Menezes. O tema central da poesia é o câncer de próstata, a doença mais comum entre […]

O deputado estadual Zó (PCdoB) chamou atenção de todos que acompanhavam a sessão na tarde de ontem (3) da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Em seu pronunciamento, o parlamentar recitou o cordel ‘Novembro Azul’, do poeta e radialista Gabriel Menezes. O tema central da poesia é o câncer de próstata, a doença mais comum entre os homens com idade acima de 50 anos.  


O cordel também aborda o preconceito, considerado atualmente como principal fator que impede muitos homens de realizar o exame de toque. Apesar deste método ser considerado o mais eficaz no rastreamento da doença, ainda encontra rejeição por parte da maioria das pessoas. “Foi uma forma descontraída que encontrei para abordar o tema e chamar atenção de todos para a necessidade da prevenção” disse Zó.

Ainda este mês, o deputado foi autor de um projeto de lei onde sugere que se conceda a todos os servidores públicos do estado da Bahia, empregados da iniciativa privada, bem como os trabalhadores domésticos, o direito a uma folga anual para realização de exames preventivos de controle do câncer de próstata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload