Aprovado o Projeto de Lei do deputado Roberto Carlos que homenageia o Ten. Cel. da PM Válter Araújo com Medalha da liberdade e da Justiça Social João Mangabeira

Deputado Roberto Carlos (PDT) homenageou o coronel Válter Araújo com o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira. O Projeto de Resolução nº 2.317/2015, aprovado ontem, faz justiça ao Ten. Cel. Válter Araújo, que começou cedo na PM, oriundo das “Barrancas do São Francisco”. Da cidade de Sento-Sé, foi galgando passo […]
Deputado Roberto Carlos (PDT) homenageou o coronel Válter Araújo com o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira.
O Projeto de Resolução nº 2.317/2015, aprovado ontem, faz justiça ao Ten. Cel. Válter Araújo, que começou cedo na PM, oriundo das “Barrancas do São Francisco”. Da cidade de Sento-Sé, foi galgando passo a passo seu espaço, com trabalho e dedicação. Como Capitão, fundou as Companhias de Polícia Independente de Casa Nova, Remanso e Pilão Arcado e destacou-se pelo intenso combate ao crime naquela região, sobretudo, ao narcotráfico. Erradicou milhares de pés de maconha na margem do rio e em regiões de difícil acesso, na caatinga. Numa iniciativa ainda mais positiva, sugeriu ao governo do Estado, a criação da CPAC- Companhia de Policia em Ações de Caatinga. Aperfeiçoou suas táticas de combate ao crime e foi o primeiro comandante da Companhia que sugeriu, ainda como Capitão. Outras unidades vieram a seguir, baseadas nas ações exitosas da CPAC: CAESA,CIAC,CAESG,CAEL,CIEPPI e CAEMA entre outras. Hoje, Tenente Coronel, em plena atividade, Válter Araújo comanda a CPAC, baseada na cidade de Barra do Tarrachil, depois Xique-Xique, mas com ações em toda a região, inclusive no combate de roubo a bancos, entre outras missões em que foi empregada sua força, também na capital do Estado.
Para o deputado Roberto Carlos, homenagear um conterrâneo como Válter Araújo, é valorizar sua região, seu povo, mostrando que, com foco, dedicação ao trabalho, todos podem vencer: “eu me sinto orgulhoso de poder proporcionar a um conterrâneo do São Francisco, tamanha homenagem aprovada aqui na Assembleia pelos meus pares.Vale lembrar o trabalho social do comandante, que une as comunidades e aproxima a polícia do cidadão. O Coronel vai, com sua tropa, desenvolver trabalhos educativos, de prevenção, com palestras nas escolas e associações. É de fato, um defensor da justiça e da liberdade social”, exclamou o deputado. Em breves dias, será marcada Sessão Especial para a entrega desta honraria ao comandante que confunde sua história, com ahistória do combate ao banditismo no sertão do Nordeste, desde os tempos do cangaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Captcha Reload