Canudos: História de meninos, será produzido em Euclides da Cunha.

Depois do sucesso que mobilizou uma grande parte das comunidades do município de Canudos, com a apresentação do documentário “OS SERTÕES NA PRAÇA”, o fotojornalista e documentarista Antenor Júnior acaba de ser selecionado em mais um Edital Público no Estado. Trata-se do Edital Pontinhos de Cultura, que tem como objetivo principal de premiar proposta sócio-cultural-artístico-educacional, voltada para o fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente e a construção de uma política nacional de transmissão e salvanguarda da cultura da infância e da adolescência.


O projeto elaborado por Antenor Júnior é um documentário intitulado, “CANUDOS: HISTÓRIA DE MENINOS”, com duração de 30 minutos. O curta metragem contará com a participação de 40 estudantes de Ensino Fundamental do Centro Educacional de Caimbé, instituição situada no interior de Euclides da Cunha. A proposta do projeto é produzir a história da Campanha de Canudos com esses sertanejos. “Produziremos um importante material histórico de nossa região. Após finalizados, o documentário será apresentado em algumas comunidades da região e, consequentemente, distribuiremos nas escolas públicas dos municípios de Euclides da Cunha, Canudos e Monte Santo. Não tenho dúvida, será um grande suporte pedagógico para as escolas desses três municípios, além da implementação dessa nova linguagem, que é o audiovisual, inovando a educação nesta região semiárida”, observou Antenor Júnior, que é diretor, roteirista e consultor do projeto. 


OFICINA DE ENCENAÇÃO TEATRAL
O diretor da Cia. de Teatro Foco, Carlos Carneiro, foi contratado pelo projeto. Ele será o responsável pela seleção dos atores e atrizes do documentário, que serão escolhidos através de uma oficina que acontecerá em Caimbé. Carneiro contará com a colaboração de sua assistente, Dirna Ribeiro, com a coreógrafa, Roseli Almeida, e com o cenógrafo, Maxsual Nascimento. Os jovens que se destacarem na oficina farão parte da equipe de produção.


OFICINA AUDIOVISUAL
Na área de audiovisual, Antenor Júnior, será o responsável pela oficina e pelo planejamento do documentário. Os jovens-adolescentes produzirão conteúdos com a temática voltada para o projeto, bem como, participarão de operação de equipamentos de filmagem, decupagem, edição e finalização. Essas atividades contarão com o apoio de Damião Araújo, Patrick Emanual e Fillipe abreu, integrante da equipe cinematográfica. Também, os jovens destaques serão contratados e farão parte da equipe. Segundo Antenor Júnior, “essa nova metodologia de ensino levará o jovem a um melhor conhecimento, pois, além de aulas teóricas, ele terá contato direto com o objeto”.


OS SERTÕES EM FOCO, MinC e Secult/BA
O Núcleo de Comunicação Digital, da Produtora OS SERTÕES EM FOCO – imagens da vida, do Ponto de Cultura OS SERTÕES, sediado em Euclides da Cunha será o responsável pela produção e realização do documentário. A proposta é levar os equipamentos para o distrito de Caimbé e montar um núcleo provisório para efetuar as atividades. O edital é uma iniciativa do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura(MinC) e tem parceria da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia(Secult/Ba).




Texto: Ascom da ACEC e euclidesdacunha.com

Adailton Santana

RADIALISTA Formação Locutor-Apresentador- Radialista profissional diplomado pela Residência Educação, em parceria com o MEC, no âmbito do PRONATEC - Alagõas, é experiente na área de Comunicação e Segmentação Editorial em sites, blogs, Tem experiencia em Apresentação de Cerimoniais. Concluiu o Curso de Especialização em Locutor-Apresentador, realizado pela Residência Educação, em parceria com o MEC em 2018 e obteve a certificação de um trabalho que já faz desde o ano de 2003, quando ingressou no Rádio. Com a realização de curso de capacitação ministrado pelo Imega Cursos e Entretenimento, em 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Captcha Captcha Reload