Seca no sertão da Bahia prejudica produção da safra de umbu


Seca compromete a safra do umbu em Uauá. Publicado em – 03/02/12 às 15:36:19

A falta de chuva compromete a produção do Umbu em Uauá. A safra, que começa no final de outubro, termina em abril, esta sendo prejudicada.
Apesar do umbuzeiro ser resistente à seca e armazenar água nas raízes, com a estiagem muito longa os frutos nascem e amadurecem mais rápido. Os que caem no chão servem de alimento para os animais. Para os agricultores só interessa a fruta que está no pé.
Com a estiagem, os frutos não se desenvolveram corretamente, há vários meses não chove na região, o que prejudica a produtividade da planta.
A escassez de chuva deve interferir no planejamento da Coopercuc – Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (BA) maior beneficiadora do fruto na região, no atendimento da sua demanda para o mercado interno.
“A produção do umbu tende a ser mais rápida porque o umbu amadurece mais rápido por causa do sol e cai mais rápido. A Coopercuc pretende acelerar a produção nesse período para aproveitar o máximo possível da fruta. O umbu não chega até março esse ano”, diz a agricultora Jussara Dantas em entrevista.
Com a perda da Produtividade, os produtores não estão conseguindo colher a quantidade de frutos necessaria. No mercado interno, o preço subiu. Na média, a caixa com 20 kg está sendo vendido por R$ 35,00 mais que no mesmo período do ano passado, a qual custava R$ 23,00.

Fontes: CEASA, COOPERCUC.

Adailton Santana

RADIALISTA Formação Locutor-Apresentador- Radialista profissional diplomado pela Residência Educação, em parceria com o MEC, no âmbito do PRONATEC - Alagõas, é experiente na área de Comunicação e Segmentação Editorial em sites, blogs, Tem experiencia em Apresentação de Cerimoniais. Concluiu o Curso de Especialização em Locutor-Apresentador, realizado pela Residência Educação, em parceria com o MEC em 2018 e obteve a certificação de um trabalho que já faz desde o ano de 2003, quando ingressou no Rádio. Com a realização de curso de capacitação ministrado pelo Imega Cursos e Entretenimento, em 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Captcha Captcha Reload