Técnicas – Ao falar. Locutores de Radio

Jamais abra um microfone para falar sem ter em mente tudo o que deseja falar.

O raciocínio no momento da fala deve ser geral e não específico.
Nunca parta para um argumento pensando na idéia fragmentada, você vai se perder em meio aos argumentos durante a locução.

O locutor ao abrir o microfone, já deve ter sua idéia concatenada, ou seja, sua idéia já deve estar construída na mente, com começo, meio e fim.
Nosso cérebro é muito mais veloz ao construir as frases quando pensamos, do que nosso aparelho fono articulatório quando ao expressá-las quando falamos. Se você aprender a condicionar sua mente a construir toda a idéia antes de falar, sua comunicação será mais efetiva e sua verbalização mais equilibrada e constante.

Ao contrário de muitos comunicadores que constroem suas frases no momento da fala.
A locução vai ficar carregada de entrecortes e titubeio, que acabará denotando insegurança e falta de preparo no assunto abordado.

Antes de falar observe:

– Leia pelo menos três vezes o textos a serem apresentados no ar.
– Jamais interprete um texto sem lê-lo bem;
– Certifique-se se todos os comandos a serem dados à mesa de áudio estão preparados, tais como, músicas, vinhetas ou trilhas a serem veiculadas no ar;
– Procure saber se existe alguma novidade na programação, tais como novas músicas ou promoções, ou até mesmo, alterações técnicas nos equipamentos do estúdio;
– Confira sua programação musical para certificar-se se todos as musicasestao na playlis, se for o caso, estejam no estúdio.(*)
– Confira também sua programação comercial para certificar-se se todos as muscias e textos de comerciais testemunhais estão no estúdio. (*)

Adailton Santana

RADIALISTA Formação Locutor-Apresentador- Radialista profissional diplomado pela Residência Educação, em parceria com o MEC, no âmbito do PRONATEC - Alagõas, é experiente na área de Comunicação e Segmentação Editorial em sites, blogs, Tem experiencia em Apresentação de Cerimoniais. Concluiu o Curso de Especialização em Locutor-Apresentador, realizado pela Residência Educação, em parceria com o MEC em 2018 e obteve a certificação de um trabalho que já faz desde o ano de 2003, quando ingressou no Rádio. Com a realização de curso de capacitação ministrado pelo Imega Cursos e Entretenimento, em 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Captcha Captcha Reload